Uma Edição Histórica
A Copa do Brasil de 2026 promete ser a maior de todos os tempos, com 126 clubes competindo pela taça. Com um aumento considerável de 34 times em relação à edição anterior, a expectativa é alta entre os torcedores e equipes. A fase de estreia se aproxima, e os clubes já estão definidos, prontos para os desafios que virão.
Após a conclusão da Copa do Brasil de 2025, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) revelou a lista completa das equipes que participarão da próxima edição. O formato também passa por mudanças significativas. Serão nove fases eliminatórias, duas a mais que a última edição, começando com os 28 clubes de pior classificação no Ranking da CBF.
Os 14 times que se destacarem nessa primeira fase avançarão para a segunda, onde se juntarão a outros 72 clubes que estrearão na competição. Na terceira fase, o torneio contará com a participação dos campeões da Copa Verde, Série C, Série D e Copa do Nordeste, incluindo o vice-campeão da Copa do Nordeste, Confiança, que herdou a vaga do Bahia.
As equipes que competem na Série A do Campeonato Brasileiro de 2026 farão suas estreias a partir da quinta fase. Essa etapa será crucial, pois os 12 times que sobreviverem até lá se enfrentarão. É nesta fase que será adotado o sistema de jogos de ida e volta, seguindo até a semifinal. Uma inovação importante para 2026 é que a final ocorrerá em um único jogo, o que deve aumentar a emoção da disputa.
Classificação dos Clubes
Entre os clubes classificados, São Paulo lidera com 13 representantes. Na primeira fase, entram Velo Clube e Primavera, enquanto na segunda fase, participam São Bernardo, Novorizontino, Guarani e Portuguesa. A Ponte Preta, campeã da Série C, avança para a terceira fase, enquanto Palmeiras, Mirassol, São Paulo, Bragantino, Santos e Corinthians entram na quinta fase.
No Rio de Janeiro, 10 clubes estão na disputa. Sampaio Corrêa estreia na primeira fase, e na segunda fase, se juntam Volta Redonda, Nova Iguaçu, Boavista, Madureira e Portuguesa. Já Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco entram na quinta fase.
Minas Gerais terá 7 representantes. O Betim, por exemplo, entra na primeira fase, enquanto América-MG, Tombense, Athletic Club e Uberlândia vão para a segunda fase. Cruzeiro e Atlético-MG fazem sua estreia na quinta fase.
Em Rio Grande do Sul, a primeira fase contará com Guarany de Bagé, enquanto na segunda fase estarão Juventude, Caxias, Ypiranga e São Luiz. Grêmio e Internacional se juntarão aos demais na quinta fase.
No Paraná, cinco clubes entram na segunda fase: Operário, Maringá, Londrina, Cianorte e Azuriz. Athletico e Coritiba avançam para a quinta fase.
Com um total de 6 times, Santa Catarina tem o Santa Catarina na primeira fase, enquanto Avaí, Joinville e Figueirense vão para a segunda fase. O Barra, campeão da Série D, entra na terceira fase e a Chapecoense na quinta fase.
Em estados como Bahia e Pará, as equipes também buscam a glória na competição. O Porto, por exemplo, representa a Bahia na primeira fase, enquanto Tuna Luso, Castanhal e Águia de Marabá são os representantes do Pará.
Entre os clubes do Nordeste, o Ceará, com seus 4 times, também terá desafios pela frente. Na primeira fase, o Tirol entra em campo, enquanto Ceará e Fortaleza se apresentam na segunda fase.
A lista completa dos classificados inclui ainda representantes de Alagoas, Mato Grosso, Amazonas e muitos outros estados que prometem dar um show nas próximas partidas. A diversidade de clubes participantes torna a Copa do Brasil de 2026 um torneio ainda mais emocionante e competitivo.

