Conscientização Sobre Saúde Masculina
Na última sexta-feira, 7, o Ministério Público do Maranhão, em celebração ao Novembro Azul, realizou uma palestra intitulada “Saúde do homem: prevenção e autocuidado”. O evento aconteceu no auditório das Promotorias de Justiça da Capital e foi conduzido pelo médico urologista Eduardo de Castro. A atividade, organizada pela Seção de Saúde Funcional, teve como público-alvo membros e servidores do MPMA, buscando disseminar informações essenciais sobre cuidados com a saúde masculina.
O procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, irmão do palestrante, reforçou a relevância da ação, destacando a oportunidade de multiplicar conhecimentos sobre a saúde do homem. “Uma palestra como essa é fundamental para que os homens compreendam a importância de se cuidar, prevenir e evitar surpresas desagradáveis relacionadas à saúde”, afirmou.
Leia também: Paulista Promove Cultura de Paz em Escolas com Oficina de Prevenção à Violência
Fonte: agazetadorio.com.br
Leia também: 11º BBM Celebra Cultura de Prevenção no Vale do Aço com Festa das Crianças
Fonte: reportersorocaba.com.br
Eduardo de Castro, professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão e membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), abordou um dos principais desafios enfrentados pelos homens: a dificuldade em procurar orientação médica. Esse comportamento é um dos fatores que impacta negativamente na prevenção de doenças, incluindo o câncer de próstata. “Os homens têm, em média, uma expectativa de vida sete anos menor do que as mulheres. Precisamos chamar a atenção para isso, para que eles se conscientizem da importância de buscar os serviços de saúde com mais frequência”, alertou.
Durante a palestra, o urologista enfatizou cuidados fundamentais na prevenção do câncer de próstata. Além de hábitos saudáveis, como atividade física regular, alimentação equilibrada e controle de peso, ele destacou a necessidade de consultas anuais com um urologista para exames de detecção precoce. “Cuidar da saúde é um ato de amor próprio e compromisso com a vida”, completou.
Leia também: Léo Suricate: Zona Viva Transforma Cultura e Tecnologia em Política Pública
Fonte: soudejuazeiro.com.br
Ao final do evento, o médico ficou à disposição dos participantes para esclarecer dúvidas sobre sintomas e causas do câncer de próstata, promovendo um diálogo aberto e esclarecedor sobre um tema muitas vezes considerado tabu.
A palestra contou com a presença da ouvidora do MPMA, Sandra Elouf; do diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais, Ednarg Marques; do diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão, Fábio Meirelles Mendes; do coordenador da Assessoria Especial de Investigação, Reginaldo Júnior Carvalho; do diretor das Promotorias de Justiça da Capital, Cássius Chai, e do diretor-geral da PGJ, Paulo Arrais, evidenciando o envolvimento e apoio da instituição em questões de saúde pública.

