Compromisso com a estabilidade fiscal e crescimento econômico
O governador em exercício do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto, revelou sua ambição de transformar o atual déficit estadual, que chega a R$ 18,9 bilhões, em um superávit de R$ 5 bilhões. O anúncio foi feito durante um encontro organizado pelo LIDE, que reuniu lideranças empresariais para discutir o cenário econômico e as perspectivas de desenvolvimento no estado.
Ricardo Couto ressaltou a importância de uma gestão responsável, pautada no equilíbrio fiscal, transparência e eficiência administrativa. “Queremos entregar o Rio de Janeiro com um superávit de R$ 5 bilhões. Nosso objetivo é recuperar a capacidade de investimento, reforçar a confiança dos setores produtivos e, em parceria com a iniciativa privada, construir um ciclo sustentável de crescimento e oportunidades”, afirmou o governador.
Medidas para reverter o déficit e fortalecer a economia
O secretário de Estado de Fazenda, Guilherme Mercês, apresentou dados que evidenciam o desafio fiscal enfrentado pelo estado e detalhou as estratégias adotadas para reverter o quadro negativo. Ele destacou um pacote de mais de 30 ações em andamento, com destaque para a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Propag), que deve ser concluída até o fim do mês. “Tudo que cabia ao Estado já foi entregue, e agora aguardamos a União”, explicou Mercês.
Além disso, o encontro abordou outras iniciativas em curso, como a reestruturação administrativa e a revisão de contratos e despesas públicas. O fortalecimento dos mecanismos de integridade e transparência, bem como o controle rigoroso dos gastos, já resultaram em uma economia projetada de R$ 230 milhões até o fim de 2026, reforçando o compromisso do governo em promover a eficiência dos recursos públicos.
Leia também: Réveillon 2026 no Rio pode gerar R$ 3,34 bilhões para a economia local
Leia também: Governador em Exercício do RJ Exonera 94 Servidores e Estima Economia de R$ 10 Milhões Mensais

