Campanha Junho Violeta mobiliza idosos em Belford Roxo
A Secretaria Municipal de Saúde de Belford Roxo realizou, na quinta-feira (18), uma importante ação de sensibilização dentro da campanha Junho Violeta, que combate a violência contra a pessoa idosa. A atividade aconteceu na Policlínica do Idoso e contou com a participação de mais de 100 idosos durante o dia.
Parcerias e orientações fundamentais
Organizada pelo Núcleo Municipal de prevenção à violência e Promoção da Saúde (NMPVPS), da Coordenação de Vigilância Epidemiológica vinculada à Vigilância em Saúde, a iniciativa contou com o apoio da Policlínica do Idoso, da Atenção Primária à Saúde (APS), da DASMICA, da Área Técnica da Saúde do Idoso e da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável.
Os participantes assistiram a uma palestra que abordou os diferentes tipos de violência contra o idoso, como abuso, negligência e violação de direitos, além de receberem informações valiosas sobre promoção da saúde e envelhecimento saudável.
Leia também: Violência contra Idosos: Denúncias Ganham Prioridade no Disque 100
Fonte: alagoasinforma.com.br
Leia também: MP Ceará leva ações de saúde e prevenção à violência sexual infantil a Juazeiro do Norte
Fonte: vitoriadabahia.com.br
Identificação e combate à violência contra idosos
A psicóloga Cristina Macedo, responsável técnica do NMPVPS, ressaltou a necessidade de esclarecer os idosos para que reconheçam situações de violência muitas vezes disfarçadas de cuidado. “Muitas vezes, determinadas situações são apresentadas como cuidado ou proteção, mas, na verdade, configuram violência. É importante que os idosos consigam identificar casos de violência financeira, patrimonial ou até mesmo situações de negligência, para que possam buscar ajuda e garantir seus direitos”, explicou.
Além disso, o Conselho do Idoso e a Secretaria de Envelhecimento Saudável distribuíram o Estatuto da Pessoa Idosa, com orientações sobre direitos assegurados por lei e os canais para denúncia e proteção.
Saúde integral e prevenção
A Coordenadoria de Epidemiologia, por meio da Área Técnica de Imunização, ofereceu vacinação contra Influenza e Covid-19 aos idosos presentes. As equipes da Atenção Primária à Saúde destacaram a importância da Caderneta da Pessoa Idosa, documento que reúne o histórico de saúde e facilita o acompanhamento clínico dos pacientes, além de realizar encaminhamentos para a sua emissão.
Também foram dadas orientações sobre o uso correto de medicamentos, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e disponibilizados testes rápidos para sífilis.
Essa mobilização reforça a rede de proteção à pessoa idosa, amplia o acesso à informação e incentiva o cuidado integral à saúde dessa população, promovendo mais segurança e qualidade de vida.

