Oportunidades Exclusivas no IMPA Tech
A partir de agora, jovens de todo o Brasil que concluíram o ensino médio podem se inscrever no bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação do IMPA Tech. O prazo para candidaturas vai até às 12h do dia 23 de dezembro. A iniciativa, que oferece até 100 vagas, é uma oportunidade financiada pelo governo federal, com foco na formação de profissionais qualificados para o setor de tecnologia. Os interessados devem acessar o site da instituição para formalizar suas inscrições.
Esta é a terceira turma do projeto, que foi lançado em 2 de abril de 2024, sendo inaugurado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa destina até 80% das vagas para alunos que se destacaram em cinco competições acadêmicas renomadas: a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) – nível 3, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) – nível 3, a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) – níveis B e/ou C, a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) – modalidades A e/ou B, e a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) – modalidades de programação níveis 1 e/ou 2.
Critérios de Seleção e Modalidades de Inscrição
Leia também: Concurso Semed Manaus 2025: Gabaritos Preliminares Divulgados e Oportunidades de Emprego na Educação
Leia também: A Leitura Liberta: Novas Iniciativas Melhoram o Acesso à Educação no Sistema Prisional da Paraíba
Os 20% restantes das vagas são reservados para os estudantes que obtiverem as melhores notas na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na hora de se inscrever, cada candidato deve escolher em qual modalidade deseja concorrer, seja pelas olimpíadas ou pelo Enem. Arthur Silva, um dos estudantes que participou da seleção em 2024, optou pela modalidade do Enem, acreditando que suas chances seriam superiores, uma vez que ele acertou 43 das 45 perguntas de matemática, totalizando 938 pontos. Apesar de já possuir uma medalha de bronze na OBMEP, ele priorizou a inscrição pelo Enem.
“Estou bem realizado”, declarou Arthur à Agência Brasil, destacando sua satisfação com a escolha.
O Ciclo Acadêmico e as Oportunidades Futuras
Atualmente no segundo ano do curso, Arthur elogiou a estrutura do IMPA Tech, que considera alinhada ao mestrado oferecido pelo instituto, e já planeja seguir para o doutorado. Ele ainda está indeciso entre seguir a carreira acadêmica ou entrar no mercado de trabalho, afirmando que ainda não tem experiência suficiente para definir sua trajetória.
Leia também: Inscrições Abertas para o Bacharelado em Matemática do IMPA Tech: Oportunidade para 2026
Fonte: agazetadorio.com.br
Leia também: Governo Federal Anuncia R$ 18,4 Bilhões em Investimentos para Ampliar a Infraestrutura de Saúde no Brasil
Fonte: rjnoar.com.br
Nara Bobko, gerente acadêmica e coordenadora do bacharelado, informou que aqueles que optarem pelo Enem poderão utilizar a melhor nota dos últimos três anos na prova de matemática. “Automaticamente, pegamos a melhor entre as notas”, disse Nara.
O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado em 21 de janeiro de 2026, com a seleção de 360 candidatos para a próxima fase. Após as entrevistas individuais, a lista final com os aprovados será revelada em 6 de fevereiro, e as aulas terão início no dia 16 de março de 2026. A instituição assegura uma reserva quantitativa para diversos grupos de cotas, incluindo os de afirmação e gênero.
Infraestrutura e Benefícios Oferecidos
Localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, o IMPA Tech oferece um bacharelado presencial e integral, com duração de quatro anos, no hub de inovação Porto Maravalley. Este local abriga um ecossistema de 70 empresas e 45 startups. Os alunos têm acesso a alojamento estudantil disponibilizado pela prefeitura, assim como bolsas de alimentação e auxílio financeiro. A expectativa é que a turma de 2026 utilize uma nova hospedagem em construção no bairro de Santo Cristo, além de contar com passagens aéreas custeadas pelo IMPA para o início das atividades.
O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, destaca que o IMPA Tech é fundamental para atender à demanda por profissionais qualificados em tecnologia e inovação, utilizando ferramentas matemáticas avançadas para solucionar desafios contemporâneos do Brasil. A grade curricular foi projetada para capacitar estudantes a ingressar efetivamente no mercado, em áreas como inteligência artificial, segurança da informação e machine learning.
Integração e Perspectivas Futuras
Nara Bobko também ressaltou que os alunos das turmas iniciais já demonstram progresso significativo. “São estudantes diferenciados e altamente engajados, dedicando-se integralmente e com uma boa integração entre as diversas regiões do país.” Com um currículo que permite várias escolhas de especialização ao longo do curso, os alunos têm a flexibilidade de seguir uma carreira acadêmica ou ingressar na indústria. “Eles obterão uma formação sólida em matemática, com alta qualidade nas disciplinas, independentemente da trajetória que escolherem”, concluiu.

