Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto em Queimados
As cidades de Queimados, Japeri e parte de Nova Iguaçu, localizadas na Baixada Fluminense, receberam nesta segunda-feira (22) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Queimados. Construída pela concessionária Águas do Rio, a unidade tem capacidade para tratar até 51 milhões de litros de esgoto diariamente, representando um avanço significativo para essas localidades.
Impacto social e ambiental da nova estrutura
Até então, essas cidades não contavam com um sistema eficiente de tratamento de esgoto, enfrentando desafios relacionados ao baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Com a operação da estação, cerca de 270 mil moradores terão melhoria na qualidade de vida. Além disso, a instalação da ETE em uma área de 38,4 mil metros quadrados próxima ao Rio Guandu contribuirá para a preservação ambiental, pois o esgoto que antes era lançado in natura na Bacia do Guandu passará a ser tratado, diminuindo a poluição em um manancial que abastece 9 milhões de pessoas na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Investimento e parcerias para o saneamento
A construção da estação foi viabilizada por meio de financiamento do programa Saneamento para Todos, do Ministério das Cidades em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). O investimento total na infraestrutura de saneamento da região chega a R$ 640 milhões. Durante a inauguração, o ministro das Cidades, Vladimir Lima, ressaltou a importância da cooperação entre governos e o setor privado para a execução de grandes obras de infraestrutura no país.
Leia também: Destaques do Mercado: Petrobras, CVC e GPA em Foco
Fonte: belembelem.com.br
Leia também: Fiscalização no Pará retém cargas e equipamentos de R$ 3,7 milhões por irregularidades fiscais
Fonte: parabelem.com.br
“É importante a parceria com estados, prefeituras e concessionária. Só é possível fazer isso aqui acontecer a quatro mãos.”
Perspectivas para o saneamento na região
A nova estação faz parte do plano de expansão do saneamento conduzido pela Águas do Rio, que já investiu R$ 6,3 bilhões em quase cinco anos de operação e projeta alcançar R$ 24 bilhões em infraestrutura sanitária nos próximos anos. Radamés Casseb, diretor-presidente da Aegea (Águas do Rio), destacou que esse investimento traz transformação à vida dos fluminenses, promovendo saúde, geração de empregos e recuperação dos mananciais.

