Evento Promissor para o Setor de Entretenimento
O Rio de Janeiro foi escolhido como a sede da sétima edição do Sindepat Summit, considerado o principal evento do setor de parques e atrações turísticas do Brasil. A programação acontecerá entre os dias 12 e 14 de maio de 2026, no ExpoRio, que servirá como palco para executivos, fornecedores, investidores e especialistas discutirem os novos rumos do mercado de entretenimento e experiências no país.
A abertura do evento está marcada para a noite do dia 12 de maio, com um coquetel destinado a participantes e convidados. Nos dias seguintes, 13 e 14, ocorrerão a Plenária e a Área de Exposição, que concentrarão discussões sobre temas cruciais como tecnologia, economia da experiência, segurança, inovação e sustentabilidade. Um dos destaques da plenária será a apresentação do Panorama Setorial – Parques, Atrações e Entretenimento, um estudo que compila os resultados do setor do ano anterior.
“O Sindepat Summit tem crescido a cada edição e o Rio de Janeiro é o destino ideal para consolidarmos esse crescimento”, afirma Pablo Morbis, presidente do Conselho de Administração do Sindepat. “Com recordes de visitantes internacionais no ano passado e a melhor temporada de verão em 25/26, estamos otimistas”, complementa.
Novidades e Networking em Destaque
A Área de Exposição terá fornecedores apresentando inovações em produtos e serviços voltados ao setor, com ênfase na ampliação do número de associados internacionais do Sindepat e na expansão do mercado brasileiro de soluções para parques e atrações. O evento contará, mais uma vez, com o Business Hub, um espaço dedicado a reuniões e encontros de negócios, disponível como benefício para associados e expositores.
“É uma grande satisfação ver que o Summit está se consolidando como um momento anual para o encontro dos principais players do nosso setor”, comenta Carolina Negri, presidente executiva do Sindepat. “O evento apresentará as tendências para parques e atrações, tanto na plenária quanto na área de exposição, e reforçará as oportunidades de networking com a programação de eventos noturnos”, acrescenta. “Estamos confiantes de que realizaremos no Rio de Janeiro o maior Sindepat Summit da nossa história”, defende.
Networking Além do Evento
As oportunidades de networking não se limitarão ao pavilhão, com eventos sociais programados em locais emblemáticos da cidade. Na sexta-feira, 15 de maio, a agenda estará voltada para visitas técnicas a associados do Sindepat no Rio de Janeiro, incluindo locais como AquaRio, BioParque do Rio, Paineiras Corcovado, Parque Bondinho Pão de Açúcar e Trem do Corcovado, além de empreendimentos em outras cidades do estado.
As inscrições para o evento serão abertas em breve no site oficial do Sindepat, que já conta com patrocinadores e expositores confirmados, como Doppelmayr, DOF Robotics, Endurescreens, Fluidra, Grupo WTEC, Itaipu Parquetec, Jeff Ellis, MSV Adventure e Oceano Arquitetura.
Um Momento Positivo para o Turismo Local
A escolha do Rio de Janeiro como sede do Sindepat Summit ocorre em um momento favorável para o turismo na cidade. Em 2025, o Rio recebeu 12,5 milhões de visitantes, sendo 10,5 milhões de brasileiros e 2,1 milhões de turistas internacionais, um aumento significativo de 45% em relação a 2024. Esse fluxo gerou um impacto econômico de R$ 27,2 bilhões, segundo dados do Observatório de Turismo da SMTUR-Rio.

