Desenvolvimento Integral na Educação Infantil
No dia 21 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação de Natal, através do Departamento de Educação Infantil (DEI), promoveu uma formação direcionada a diretores pedagógicos com o tema “A Gestão Pedagógica e a Avaliação na Educação Infantil”. O evento teve lugar no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) e contou com a participação das professoras formadoras Leuzene Salgues e Aparecida Lopes.
Este encontro se destacou pela troca de experiências entre educadores, refletindo sobre o papel crucial da avaliação na Educação Infantil. As discussões abrangeram tanto o desenvolvimento das crianças quanto a totalidade do processo educacional, incluindo a participação ativa das famílias e da comunidade escolar.
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A assessora do DEI, Joselídia Marinho, enfatizou a centralidade da criança no processo de ensino. “A perspectiva central é a criança, que deve ser o foco principal. É necessário observar de perto o processo de aprendizagem e desenvolvimento, para que a Educação Infantil seja acessível a todas, com qualidade, inclusão e equidade”, afirmou.
Joselídia salientou ainda que a formação continuada é uma prioridade desde a fundação do DEI. “Precisamos refletir sobre a continuidade do trabalho realizado pelos gestores nas instituições de ensino. Nosso objetivo é analisar as práticas à luz dos documentos que norteiam a Educação Infantil, considerando as particularidades de cada comunidade e as características de cada unidade escolar”, esclareceu.
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A assessora Verônica Torres também destacou a relevância desses encontros. “Essas oportunidades permitem que aprimoramos o trabalho nas instituições. Por meio das formações, revisamos os documentos que nos orientam e transmitimos esse conhecimento às educadoras”, comentou.
Para a diretora pedagógica da Escola Municipal Professora Francisca Ferreira da Silva, Thalita Neves, esses momentos são essenciais para o fortalecimento das práticas educacionais na rede. “As formações são fundamentais para refletirmos e melhorarmos continuamente nossas ações pedagógicas, sempre focando nas crianças que atendemos”, avaliou.