Forças Ocultas e a Anac
Na tarde deste domingo (21), Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, fez um pronunciamento em seu perfil no X, destacando a atuação de “forças ocultas” dentro da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Segundo ele, essas forças estariam tentando modificar as regras que limitam o número de voos no Aeroporto Santos Dumont, uma das principais portas de entrada para a cidade.
Paes enfatizou que a coordenação do sistema aeroportuário do Rio de Janeiro deve priorizar o Aeroporto Internacional do Galeão, e que essa ação é crucial para o crescimento econômico tanto do município quanto do Brasil. O prefeito criticou a possível alteração nas diretrizes atuais, que, para ele, poderiam comprometer o desenvolvimento do setor.
Além disso, o prefeito mencionou um despacho da Anac que convocou as companhias aéreas para uma reunião de emergência no dia 17 de dezembro. O objetivo dessa reunião seria discutir a possível flexibilização das normas vigentes, algo que Paes vê com preocupação. “Essa movimentação às escuras da Anac é alarmante”, afirmou.
Repercussão da Decisão da Anac
A relação entre as decisões da Anac e a relicitação do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro foi também abordada por Paes. Ele lembrou que, após intensas negociações envolvendo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Silvio Costa Filho, o acordo para a relicitação do Galeão está agendado para março de 2026. “A mudança nas regras de voos do Santos Dumont não pode prejudicar essa conquista”, argumentou.
Paes ainda declarou que considera “um absurdo” utilizar um acordo do TCU (Tribunal de Contas da União) como justificativa para essa mudança. Para ele, a decisão do tribunal buscava preservar a política pública que fortaleceu o Galeão, e não o contrário. Ao final de seu comunicado, o prefeito fez um apelo ao governo federal, afirmando ter confiança de que o Executivo não permitirá que interesses obscuros ameacem o progresso alcançado.
Aumento de Voos no Galeão
No cenário atual, a redução de voos no Santos Dumont já está em vigor desde outubro de 2023. Essa diminuição na quantidade de voos tem resultado em um aumento significativo na movimentação do Aeroporto Internacional do Galeão. Este fenômeno ocorre em decorrência de uma diretriz emitida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos. A diretriz impôs um limite de 10 milhões de passageiros no Santos Dumont até o fim de 2023.
A partir de 2024, o Santos Dumont deverá operar apenas com voos que tenham como destino locais dentro de um raio de até 400 quilômetros. Essa restrição visa não só organizar o fluxo de passageiros, mas também garantir que o Galeão possa acomodar a demanda crescente, já que muitos voos estão sendo transferidos para lá.

