Uma Coleção que Dialoga com o Futebol e a Sociedade
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Estudos do Futebol Brasileiro (INCT Futebol) acaba de apresentar os três primeiros volumes da coleção “Futebol: Cultura, Política e Sociedade”, publicada pela ABA Publicações. A obra inaugural, intitulada “Ciencias sociales y fútbol: intercambio y perspectivas sudamericanas”, reúne as discussões realizadas durante o I Colóquio Internacional do INCT Futebol, que ocorreu no Uruguai. O segundo livro, “Ciências sociais e futebol: intercâmbio e perspectivas franco-brasileiras”, organiza os trabalhos do II Colóquio Internacional, realizado na França, e inclui uma versão em francês. Por fim, a terceira obra, “O futebol das bichas e dos manos”, é fruto de uma pesquisa de pós-doutorado realizada no Instituto.
Fábio Machado Pinto, pesquisador do INCT Futebol e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC, foi um dos responsáveis pela organização dos dois primeiros livros. Ele enfatiza a relevância de expandir as discussões sobre futebol em um contexto internacional por meio das publicações e eventos promovidos pelo Instituto: “Esses livros fazem parte de um esforço para conectar pesquisadores, aproximar grupos de estudo e debater a pesquisa sobre futebol em diversas nações. Esse é o objetivo do INCT Futebol: criar e operacionalizar redes por meio de colóquios e publicações dos resultados obtidos”.
Detalhes que Fazem a Diferença
A coordenadora geral do INCT Futebol, Carmen Rial, que também é professora aposentada do Departamento de Antropologia da UFSC, destaca o zelo com que o Instituto desenvolveu cada aspecto das obras. “Um livro começa pela capa, e eu sou uma verdadeira admiradora das capas dos livros do INCT Futebol. A capa do volume sobre a França foi criada pela embaixadora Vera Cíntia Álvarez, uma artista de renome, que nos presenteou com uma pintura onde aparecem, simbolicamente, o Cristo Redentor e Romário, o nosso ícone da Copa de 1994”.
As obras podem ser baixadas gratuitamente através do site da ABA Publicações, acessando a seção de Publicações do INCT Futebol.
Explorando o futebol sul-americano
O primeiro volume, “Ciencias sociales y fútbol: intercambio y perspectivas sudamericanas” – ou “Ciências sociais e futebol: intercâmbio e perspectivas sul-americanas” em português, compila as discussões do colóquio realizado no Uruguai, em 2024. A obra presenta textos em português e em espanhol, e é coorganizada por Fábio Machado Pinto, Liber Benítez, Luiz Carlos Rigo e Carmen Rial. Carmen, que também assina o prefácio do livro, comenta: “O Uruguai foi o local da primeira Copa do Mundo, em 1930, e por isso escolhemos esse país para sediar o I Colóquio Internacional do INCT Futebol. O livro que lançamos reflete as discussões desse encontro, com capítulos que retratam o atual panorama do futebol sul-americano”.
Conexões Franco-Brasileiras em Foco
O segundo livro, referente ao II Colóquio Internacional do INCT Futebol, intitula-se “Ciências sociais e futebol: intercâmbio e perspectivas franco-brasileiras” (com a versão em francês chamada “Les sciences sociales face au football: échanges et perspectives franco-brésiliens”). A coletânea reúne discussões do evento realizado na França em 2024 e foi organizada por Carmen Rial, Fábio Machado Pinto, Igor Martinache e Frédéric Rasera. O prefácio é assinado por Roberto DaMatta, um dos pioneiros nos estudos sobre futebol no Brasil.
Fenômenos Recentes no Futebol Brasileiro
Finalmente, a terceira obra, “O futebol das bichas e dos manos”, é autoria de Vanrochris Vieira, doutora em Ciências Humanas pela UFSC e membro do INCT Futebol. Este livro apresenta os resultados de uma pesquisa de doutorado realizada entre 2017 e 2023, focando na emergência do futebol LGBTQIAPN+ em Belo Horizonte (MG). Vanrochris atualiza a discussão da obra com dados coletados durante seu estágio pós-doutoral no INCT Futebol, em 2024.
A autora descreve a relevância de sua pesquisa: “Desde a Copa do Mundo realizada no Brasil na última década, houve mudanças significativas no futebol brasileiro. Um dos fenômenos mais notáveis é o surgimento de times amadores formados por pessoas LGBTQIAPN+. O livro analisa esse fenômeno através de uma etnografia desenvolvida em Belo Horizonte”.

