Orientações para Enfrentar o Calor Intenso
Nos últimos dois dias, o Rio de Janeiro registrou 973 atendimentos médicos possivelmente relacionados ao calor extremo, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. Essa situação ocorre em meio a uma onda de calor intenso que mantém a cidade em nível 3 de calor, em uma escala que vai até 5.
A prefeitura informou que os sintomas mais comuns observados nas unidades de saúde incluem tontura, fraqueza, desmaios e queimaduras solares. Segundo a Secretaria, o aumento no número de atendimentos está diretamente ligado às altas temperaturas que a cidade enfrenta atualmente.
O alerta para a população continua, visto que as temperaturas devem permanecer elevadas nos próximos dias, sem previsão de alívio significativo. Os termômetros podem registrar máximas superiores a 40 °C, o que exige atenção redobrada dos cidadãos.
Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, 20 municípios do estado estão sob alerta para calor severo ou extremo, incluindo a capital fluminense. Para minimizar os riscos à saúde, recomendações foram reforçadas, entre elas:
- Manter a hidratação constante;
- Utilizar roupas leves;
- Evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h;
- Buscar atendimento médico em casos de sintomas como tontura, mal-estar ou desmaios.
Segundo o monitoramento, 22 cidades do estado do Rio de Janeiro estão sob alerta devido ao excesso de calor, com classificações que vão de leve a extremo. O município do Rio de Janeiro está categorizado entre as áreas que devem passar por calor severo.
Nessas condições, dez municípios enfrentam a perspectiva de calor extremo, entre os quais se destacam Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Niterói, Paracambi, Piraí, Queimados, São Gonçalo e Seropédica. Outros sete municípios estão sob alerta de calor severo, incluindo Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Belford Roxo, Maricá, Rio de Janeiro, Saquarema e Tanguá. Além disso, cinco municípios apresentam previsão de calor leve, como Araruama, Guapimirim, Pinheiral, Rio Bonito e Volta Redonda.

