Barra Mansa e o Compromisso com a Sustentabilidade
Nesta quarta-feira, dia 10, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) de Barra Mansa marcaram presença no encerramento do Programa de Mentoria em Educação Ambiental 2025.2. Essa importante iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS/RJ), em colaboração com a Universidade do Ambiente, visa apoiar os municípios fluminenses na implementação de ações focadas em conservação e sustentabilidade. O evento foi realizado no Tribunal de Justiça do Estado, no Rio de Janeiro, reunindo profissionais da área ambiental de várias cidades do estado.
Nos últimos meses, o programa proporcionou diversas capacitações, oficinas práticas, rodas de diálogo e acompanhamento técnico, tudo com o intuito de aprimorar as equipes municipais na elaboração e atualização do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). Esse esforço visa fortalecer as políticas públicas de educação ambiental em cada município.
Leia também: MMA Lança Plataforma Online de Educação Ambiental para Todos
Fonte: agazetadorio.com.br
Leia também: São Pedro Recebe Projeto de Ancestralidade e Sustentabilidade em Terreiros
Fonte: rjnoar.com.br
A gerente de Educação Ambiental de Barra Mansa, Manuela Novaes Gianelli Santos, destacou a relevância do evento ao comentar: “O propósito da mentoria foi capacitar os técnicos em educação ambiental dos municípios do Rio de Janeiro, permitindo a construção de um planejamento que integre e regulamente os elementos essenciais à proteção e uso sustentável da Mata Atlântica. Além de contribuir para a preservação ambiental, o programa é fundamental para aumentar a arrecadação das prefeituras por meio do ICMS Ecológico”.
O Impacto da Mentoria no Futuro das Cidades
Rodrigo Viana, secretário de Meio Ambiente, também ressaltou a importância da participação de Barra Mansa no programa, afirmando que isso demonstra o compromisso do município com a proteção dos recursos naturais. Ele comentou: “Estamos empenhados para que o conhecimento adquirido se transforme em ações concretas, beneficiando o meio ambiente e assegurando uma melhor qualidade de vida para a população. Essa iniciativa destaca nossa responsabilidade coletiva com as futuras gerações”.
Durante o evento, um almanaque do Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ) foi entregue aos municípios presentes. Este material educativo fornece informações sobre diversas espécies de primatas e o trabalho de conservação da fauna realizado no estado. Essa entrega simboliza a continuidade do esforço conjunto para promover a conservação ambiental e a educação na área.

