Sucesso na Cirurgia e Cuidados Pós-Operatórios
O médico cirurgião Cláudio Birolini, responsável pelo procedimento de Jair Bolsonaro (PL), trouxe boas notícias sobre o estado de saúde do ex-presidente após a cirurgia realizada nesta quinta-feira (25). O ex-mandatário, que já se encontra em seu quarto, passou por uma operação para correção de uma hérnia inguinal bilateral, que transcorreu sem quaisquer complicações.
A cirurgia, que teve início no início da tarde e durou aproximadamente três horas e meia, foi previamente autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após solicitação da defesa do ex-presidente na terça-feira (23).
Segundo a equipe médica, tudo ocorreu de acordo com o planejado. Bolsonaro agora receberá cuidados voltados para analgesia, fisioterapia e outras orientações necessárias para sua recuperação. Cláudio Birolini detalhou: “O procedimento cirúrgico foi referente a uma hérnia inguinal bilateral, ou seja, o presidente apresentava uma hérnia do tipo mista, tanto do lado direto quanto do lado indireto, e foi corrigida com um reforço da parede abdominal, utilizando uma tela de material plástico”.
A esposa de Bolsonaro, Michelle, também compartilhou a boa notícia em suas redes sociais. “Cirurgia finalizada com sucesso! Sem intercorrências. Agora é aguardar o retorno da anestesia”, escreveu ela em seus stories do Instagram.
Possibilidade de Novo Procedimento para Soluços
A equipe médica revelou que o ex-presidente será reavaliado na próxima segunda-feira (29), quando será decidida a necessidade de um procedimento mais invasivo para tratar crises de soluço que ele vem enfrentando frequentemente.
Ao considerar a cirurgia de hoje, havia a opção de realizar um bloqueio anestésico do nervo frênico, que poderia ajudar a controlar as crises. No entanto, os médicos julgaram essa alternativa invasiva, optando por um tratamento com medicação e alterações na dieta como primeira abordagem.
Espera-se que Bolsonaro permaneça internado por um período entre cinco a sete dias para a realização dos cuidados pós-operatórios necessários. Caso a intervenção para solucionar os soluços seja necessária, esse tempo pode ser estendido. A alta hospitalar será determinada pela evolução e recuperação do ex-presidente.
Compreendendo a Hérnia Inguinal
Segundo o Ministério da Saúde, a hérnia inguinal, comumente conhecida como hérnia na virilha, é uma condição que ocorre na área onde a coxa se encontra com a parte inferior do abdômen. Esse tipo de hérnia, que é bastante frequente, se forma quando uma parte do intestino ou tecido adiposo protrai através de uma fraqueza na parede abdominal, gerando dor e desconforto.
Nos homens, a hérnia inguinal pode se estender até a região dos testículos, sendo chamada de hérnia inguinoescrotal. A condição, embora comum, requer atenção médica.

