Edital para Professores em Teresópolis
A Prefeitura de Teresópolis, através das secretarias de Educação e de Administração, anunciou na última sexta-feira (19) a abertura de um edital para a contratação temporária de 183 professores, voltados para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Essas vagas, assim como os cadastros de reserva, visam atender às demandas da rede municipal de ensino. As inscrições são gratuitas e ocorrerão entre os dias 14 e 16 de janeiro, das 10h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Carmela Dutra, 475, em Agriões.
Os documentos necessários para a inscrição devem ser entregues durante esse período. Os resultados finais do processo seletivo serão divulgados no Diário Oficial eletrônico do município no dia 30 de janeiro de 2026, com o início das atividades previsto para 2 de março de 2026. Os professores selecionados serão contratados por um ano, com a possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. O edital, que contém todas as informações sobre requisitos, documentos e cronograma, pode ser acessado no site da Prefeitura.
Compromisso com a Educação
Em uma recente entrevista ao Diário, o prefeito Leonardo Vasconcellos enfatizou a importância de manter os quadros de professores ativos na rede municipal, especialmente em face do crescente número de aposentadorias entre os profissionais de educação. Para garantir que não haja desfalque no corpo docente e, consequentemente, que os alunos não sejam prejudicados, o gestor afirmou que há um plano estruturado para a contratação de novos docentes. Ele ressaltou a intenção de simplificar o processo de contratação, com o objetivo de adequar a rede para o próximo ano letivo.
“Estamos com um contrato temporário vigente e vamos abrir outro, além do concurso que será realizado”, explicou. “Temos uma logística preparada para assegurar que não falte professor nas salas de aula”, completou. Para reforçar a seleção de novos docentes, Teresópolis também aderiu à prova nacional promovida pelo Ministério da Educação, que tem como objetivo identificar profissionais aptos para atuar na educação pública. Algumas pessoas já foram aprovadas e estão na lista de convocação para as vagas disponíveis. “Não vai faltar professor”, garantiu Vasconcellos ao reiterar seu compromisso com a formação e o aprendizado dos alunos.

