Prorrogação do Prazo de Vacinação
Os jovens com idades entre 15 e 19 anos agora têm um prazo maior para se vacinar contra o HPV. O Ministério da Saúde anunciou a extensão da cobertura vacinal até o final do primeiro semestre de 2026, substituindo a data anterior que era em dezembro. De acordo com o ministério, esta decisão tem como objetivo reforçar a proteção desse grupo no Brasil.
A estratégia de vacinação se manterá ativa até a próxima Campanha de Vacinação nas Escolas. O ministério estima que cerca de 7 milhões de jovens ainda não receberam a vacina contra o papilomavírus humano. Até dezembro, quase 209 mil doses da vacina foram aplicadas, com 91 mil meninas e mais de 117 mil meninos imunizados.
A ampliação do prazo é vista como um passo importante para que adolescentes e jovens tenham a oportunidade de garantir sua proteção individual e, ao mesmo tempo, contribuir para a redução da circulação do vírus na população.
Importância da Vacinação Contra o HPV
A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerada segura e eficaz na prevenção de vários tipos de câncer associados ao vírus. Entre os cânceres que podem ser prevenidos estão os do colo do útero, vulva, pênis, além de cânceres de garganta e pescoço.
Com a ampliação deste prazo, o Ministério da Saúde espera incentivar mais jovens a se vacinarem, aumentando assim as taxas de imunização no país e, consequentemente, protegendo a saúde pública.

