Novos Horários para Serviços Culturais em São Paulo
Com a chegada de 2024, a cidade de São Paulo anuncia alterações no funcionamento dos serviços culturais municipais nos dias 3 e 4 de janeiro. Após um recesso de 22 de dezembro a 2 de janeiro, várias unidades apresentarão horários diferenciados de atendimento.
O Histórico Municipal, por exemplo, permanecerá fechado durante esses dois dias. Já o Beco do Pinto funcionará normalmente, atendendo das 9h às 17h.
A Biblioteca Mário de Andrade, por sua vez, terá alguns serviços indisponíveis. As áreas comuns estarão abertas nos dias 3 e 4, das 9h às 18h. Entretanto, as coleções circulantes passarão por um inventário e não estarão disponíveis. A previsão é que este serviço retorne ao normal em 11 de janeiro. Outras seções da biblioteca, como Raros, Artes, São Paulo, Coleção Geral e Hemeroteca, também estarão fechadas durante esse período.
Leia também: Vitória Celebra Permanência na Série A Após Vitória sobre o São Paulo
Leia também: MP do Ceará Promove Cultura de Paz nas Escolas com o Projeto “Conexões Pacíficas”
Funcionamento das Bibliotecas e Casas de cultura
As bibliotecas de bairro e os Bosques de Leitura estarão indisponíveis para visitação. Contudo, diversas Casas de Cultura da cidade abrirão suas portas, oferecendo uma variedade de atividades. As casas que estarão abertas incluem:
- Casa de Cultura Santo Amaro (Paço Cultural Júlio Guerra Casa Amarela)
- Casa da Imagem (antiga Casa n°1)
- Casa de Cultura Brasilândia
- Casa de Cultura Butantã
- Casa de Cultura Campo Limpo
- Casa de Cultura Cidade Ademar
- Casa de Cultura da Vila Guilherme (Casarão)
- Casa de Cultura Freguesia do Ó (Salvador Ligabue)
- Casa de Cultura Guaianases
- Casa de Cultura Hip Hop Leste (Cidade Tiradentes – Espaço Cultural Casa da Fazenda)
- Casa de Cultura Hip Hop Sul (Cora Coralina)
- Casa de Cultura Itaim Paulista
- Casa de Cultura Itaquera (Raul Seixas – Parque Raul Seixas)
- Casa de Cultura M´Boi Mirim
- Casa de Cultura de Parelheiros
- Casa de Cultura Santo Amaro (Manoel Cardoso de Mendonça)
- Casa de Cultura São Mateus
- Casa de Cultura São Miguel Paulista (Antônio Marcos)
- Casa de Cultura São Rafael
- Casa de Cultura Tremembé
- Casa de Cultura do Ipiranga (Chico Science)
Leia também: Caminhada de Zé Pilintra em Alagoinhas: Uma Celebração da Fé e da Cultura Popular
Fonte: agazetadorio.com.br
Leia também: BBB 26: Recorde de Casas de Vidro e Uma Nova Dinâmica Surpreendente
Fonte: rjnoar.com.br
Além dessas, a Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa do Modernista, Casa do Sertanista (Casa do Caxingui) e Casa do Tatuapé estarão abertas das 9h às 17h nos dias em questão.
Centros Culturais e Atrações ao Ar Livre
Em relação aos centros culturais, a maior parte deles estará fechada. Os que não vão funcionar incluem o Centro Cultural da Diversidade, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e Centro Cultural da Penha. O Centro da Memória do Circo e o Centro de Referência da Dança também estarão indisponíveis ao público.
No entanto, a Chácara Lane será uma exceção, permanecendo aberta diariamente das 9h às 17h. As escolas municipais ligadas às artes, como a Escola Municipal de Bailado, Iniciação Artística e Música, não estarão operando durante esse período.
A Fundação Teatro Municipal orienta que os interessados verifiquem a programação no site oficial para detalhes sobre eventos específicos programados para esses dias.
Por fim, as atrações culturais ao ar livre, como o Parque Flávio Império, estarão acessíveis apenas das 6h às 19h. A população é incentivada a aproveitar as opções disponíveis e a rica programação cultural que a cidade oferece no começo do ano.

