Gás do Povo: Ampliação do Programa
O governo federal confirmou que todas as capitais brasileiras serão integradas ao programa Gás do Povo a partir da próxima segunda-feira, dia 26. Essa iniciativa, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social, tem como meta atingir aproximadamente 950 mil novas famílias, com o intuito de diminuir os gastos com o gás de cozinha.
O Gás do Povo proporcionará gratuidade no botijão de gás liquefeito de petróleo (GLP) e introduzirá uma nova modalidade de auxílio focada nas famílias cadastradas no Cadastro Único, que tenham uma renda igual ou inferior a meio salário mínimo. Essa ação visa expandir o alcance do atual Auxílio Gás, que já auxilia diversas famílias em situação de vulnerabilidade.
Ao todo, 17 capitais foram selecionadas para participar dessa ampliação do programa. As cidades contempladas incluem: Aracaju, Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro, São Luís e Vitória. Com essa inclusão, o governo espera que mais famílias possam ser beneficiadas, aliviando o peso do custo do gás em suas despesas mensais.
O planejamento do governo é que a implementação completa do Gás do Povo esteja finalizada até março do próximo ano, visando alcançar 15 milhões de famílias, o que corresponde a cerca de 50 milhões de pessoas distribuídas em 5.571 municípios brasileiros. Essa expansão envolverá novas adesões ao programa já existente, com o qual muitas famílias já contam para amenizar seus custos mensais.

