A Universidade e a Valorização da Cultura
A cultura tem ocupado um espaço de destaque na gestão da reitora Rosana Rodrigues na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Em 2025, a universidade obteve reconhecimento na capital fluminense por suas iniciativas nesse setor. Além do prêmio, a UENF firmou, por meio da Diretoria de Cultura, parcerias com instituições significativas em âmbito estadual e nacional.
Entre os dias 29 e 31 de outubro, a Casa de Cultura Villa Maria foi o cenário do III Encontro de Estudos do Patrimônio Cultural. Durante o evento, a Diretoria de Cultura da UENF anunciou dois acordos de cooperação técnica com o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ) e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Essas parcerias visam criar um plano de ação que transforme a Villa Maria em um polo do MIS-RJ na cidade, além de estabelecer a casa como um centro de patrimônio no interior do Estado. O primeiro fruto dessa colaboração será uma exposição sobre o carnaval campista, que será levada ao MIS-RJ em 2026.
Reconhecimento e Homenagens no Cenário Cultural
No mês de setembro, a UENF foi uma das instituições laureadas pelo Troféu Golfinho, concedido pela Fundação Museu da Imagem e do Som (FMIS) do Rio de Janeiro. Essa premiação reconhece personalidades e instituições que contribuem significativamente para a cultura e a memória nacional.
Durante a cerimônia, a reitora Rosana Rodrigues e o Diretor de Cultura, Giovane Nascimento, representaram a UENF em um evento que contou com a presença de nomes relevantes da cultura brasileira. “Foi um ano de muito trabalho, e conseguimos encerrar 2025 com um saldo positivo. Nosso objetivo é deixar um legado que promova a diversidade cultural da região”, afirmou Giovane Nascimento.
Villa Celebra UENF: Uma Festa de Cultura
Em agosto, a Diretoria de Cultura realizou o evento “Villa Celebra UENF”, em comemoração aos 32 anos da universidade. A diversidade cultural foi o tema central da celebração, que incluiu performances de arte circense, apresentações teatrais, danças, rap, hip hop, grafite e exposições de artesanato.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi a oficina cultural da Escola de Boi Pintadinho e Mineiro Pau, que teve a colaboração da Sala de Dança Afro Mercedes Batista e do grupo Caxambu de Itaperuna. Este projeto é uma extensão da Diretoria de Cultura da UENF na região Noroeste Fluminense, com o apoio da deputada estadual Dani Montero (PSOL-RJ), que esteve presente e elogiou os resultados alcançados.
“Ver isso acontecendo é muito importante. A UENF, localizada em Campos, tem avançado consideravelmente no mapeamento da cultura popular da região, irradiando seus conhecimentos para o Norte e Noroeste do estado”, destacou Dani Montero, evidenciando o impacto positivo que a universidade tem promovido na cultura local.

