Unidos do Viradouro Brilha no Grupo Especial
A Unidos do Viradouro se consagrou como a campeã do Grupo Especial do Carnaval carioca de 2026, um resultado esperado após a apuração realizada na tarde de quarta-feira, 18 de fevereiro. Para este ano, a agremiação trouxe o renomado Mestre Ciça como responsável pelo samba-enredo, que encantou a todos durante os desfiles.
Mestre Ciça, um dos mais respeitados mestres de bateria do Rio de Janeiro, já fez parte de várias escolas de samba, mas sua trajetória de maior destaque foi na Viradouro. O artista liderou a bateria da Estácio de Sá entre 1988 e 1997 e, em 1998, fez sua transição para a Unidos da Tijuca. Contudo, foi na Viradouro, onde esteve de 1999 a 2009 e retornou em 2019, que ele alcançou seu auge, conquistando também os títulos de 2020 e 2024.
Durante a avaliação, foram levados em conta nove critérios, com cada categoria podendo ser subdividida em até três subcritérios, totalizando até 4 pontos na nota final. Os critérios de julgamento foram: Alegorias e Adereços, Bateria, Comissão de Frente, Enredo, Evolução, Fantasias, Harmonia, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, e Samba-Enredo.
Um total de 54 jurados foi responsável pela análise das 12 escolas que desfilaram na icônica Marquês de Sapucaí ao longo de três dias. O espetáculo começou no domingo, 15 de fevereiro, com a apresentação das escolas Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira. Na segunda-feira, foi a vez da Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor de Nilópolis, Unidos do Viradouro e Unidos da Tijuca passarem pelo sambódromo.
Encerrando a programação, na terça-feira, desfilaram as escolas Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e Acadêmicos do Salgueiro. A festa, repleta de cores e emoções, culminará com o desfile das campeãs, programado para sábado, 21 de fevereiro, quando as escolas vencedoras retornarão à Sapucaí para mais uma apresentação inesquecível.

