O Impacto do turismo na economia Brasileira
O setor de turismo no Brasil se consolidou como um dos pilares da economia nacional em 2025. Entre os meses de janeiro e outubro, o país registrou impressionantes 1.535.894 admissões formais, conforme dados do Novo Caged, analisados pelo Ministério do Turismo. Este aumento nas contratações gerou um saldo positivo de 90.506 novos postos de trabalho, reforçando a tendência de crescimento contínuo do setor.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, esses números evidenciam a relevância social do turismo. “Cada oportunidade criada no turismo não é apenas uma vaga de emprego, mas uma chance de renda e desenvolvimento para muitas famílias. É um segmento que transforma vidas e promove o Brasil em frente. Neste ano, contribuímos para que o país alcançasse o menor índice de desemprego da história, 5,6%”, destacou Sabino.
Melhores Meses para Contratações no Setor
Leia também: Moeda Única do BRICS: Impactos Potenciais na Economia Americana
Leia também: Ministério da Cultura Reforça a Economia Criativa em Seminário Sobre Diversidade Cultural
O mês de abril se destacou como o melhor período do ano em termos de admissões, com 283.946 novas contratações. Esse desempenho foi impulsionado por fatores sazonais e feriados, que atraíram um maior fluxo de turistas. Fevereiro, com 158.086 contratações, e outubro, com 144.279, também figuram entre os meses mais aquecidos do setor.
Segmentação do Mercado de Trabalho no Turismo
Leia também: Nova Rota Aérea Liga Rio de Janeiro à Bolívia: Oportunidades para o Turismo
Fonte: rjnoar.com.br
Leia também: Cemig Orienta sobre Economia de Energia com a Chegada do Verão em Minas Gerais
Fonte: agazetadorio.com.br
Analisando os dados por segmentos, o setor de Alimentação se destacou com 1.080.287 admissões, demonstrando a força da gastronomia no turismo. Logo em seguida, as áreas de Alojamento, com 211.879 contratações, e Transporte Terrestre, com 98.880, completam o ranking das áreas que mais geraram empregos no turismo.
Com esse desempenho robusto, o total de profissionais empregados no turismo atingiu 2.418.057 em outubro. Esse número representa 4,9% de todos os empregos formais no Brasil, consolidando o turismo como um vetor essencial de inclusão e dinamismo regional. Especialistas acreditam que 2025 será o melhor ano da década para o setor, impulsionado por uma recuperação econômica sólida, a expansão da malha aérea e a retomada de investimentos.

