Fórum Mundial da Alimentação em Roma
No dia 13 de novembro, o presidente Lula está na Itália para a abertura do Fórum Mundial da Alimentação, um evento promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Este encontro é uma oportunidade significativa para líderes globais discutirem estratégias e ações eficazes para enfrentar a crise alimentar que afeta milhões de pessoas no mundo.
Além da cerimônia de abertura, Lula participará de uma reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Este conselho é formado por ministros, representantes de governos, agências da ONU, bancos multilaterais e organizações da sociedade civil. O encontro, co-presidido pelo Brasil e pela Espanha, ocorrerá em formato híbrido, permitindo a participação tanto presencial quanto virtual.
Leia também: Intoxicação por Metanol Aumenta Pressão no Mercado de Bebidas em Minas Gerais
Fonte: soudebh.com.br
Leia também: Projeto de Lei para Distribuição de Repelentes é Aprovado no Rio de Janeiro
Fonte: rjnoar.com.br
A reunião terá como foco a avaliação do progresso da Aliança Global desde sua criação em 2024. O evento também servirá como um espaço para discutir os planos para a edição de 2025, que será marcada por uma série de atividades comemorativas, além do reconhecimento de boas práticas em segurança alimentar e agricultura sustentável.
A Aliança Global contra a Fome surgiu como uma proposta da presidência brasileira durante a cúpula do G20, com o objetivo de acelerar os esforços para erradicar a fome, combater a pobreza e reduzir desigualdades em âmbito global. A participação de Lula neste fórum é um reflexo das prioridades do Brasil em relação à segurança alimentar e à luta contra a pobreza.
Leia também: MinC Realiza Oficinas em Pernambuco para Fortalecer Políticas Culturais
Fonte: omanauense.com.br
Leia também: Nobel de Economia: O Que os Últimos Prêmios Revelam Sobre os Desafios da Economia Moderna
Fonte: vitoriadabahia.com.br
O convite para que o presidente brasileiro se juntasse aos debates do Fórum mundial foi feito pelo diretor-geral da FAO em julho. Durante essa conversa, Lula foi informado de que o Brasil foi retirado do chamado Mapa da Fome, uma atualização bem-vinda que ressalta o progresso do país em sua luta contra a insegurança alimentar.
Esse reconhecimento é um passo importante, não apenas para o Brasil, mas também para inspirar outras nações a intensificarem seus esforços na eliminação da fome. O Fórum Mundial da Alimentação, com a presença de importantes lideranças mundiais, pretende promover ações concretas e compromissos globais em busca de soluções duradouras.