Festival Leitura Coletiva: Uma Imersão Cultural em Brasília
Dezembro traz um colorido especial para a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, que sedia o Festival Leitura Coletiva. Este evento cultural, que ocorre na calçada da biblioteca, transforma o espaço público em um ponto de encontro entre arte e comunidade, com uma vasta programação gratuita. O festival promete uma série de atividades, incluindo shows de renomados artistas locais, saraus, feira literária, lançamentos de livros, leituras coletivas de obras contemporâneas, oficinas, teatro infantil e sessões de cineclube.
No palco externo, o projeto MovCEU, ligado ao Ministério da cultura, fará sua estreia em Brasília, e em 2026, percorrerá o Distrito Federal promovendo batalhas de rima e distribuindo livros, ampliando o acesso à literatura. A tradicional Feira Magicamente, que celebra sua 27ª edição, é responsável pela curadoria da feira literária e artística do festival. “A escolha dos expositores da Feira Magicamente é mais que curadoria, é cura”, destaca a curadora Adriana Faraj, enfatizando a importância de promover arte independente e literatura.
O Festival Leitura Coletiva foi idealizado pela poeta Marina Mara, nascida de sua pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília, sob a orientação do professor Gilson Charles dos Santos. O projeto surgiu do desejo de unir as pessoas por meio da literatura, criando um espaço de intercâmbio cultural e diálogo. O nome do festival, que faz referência ao transporte público gratuito disponível nos finais de semana em Brasília, simboliza a democratização do acesso à cultura.
Leia também: MP do Ceará Promove Cultura de Paz nas Escolas com o Projeto “Conexões Pacíficas”
Leia também: Ministério da Cultura Reforça a Economia Criativa em Seminário Sobre Diversidade Cultural

