Iniciativas que Transformam a Educação
No ano de 2025, as iniciativas sociais voltadas para a educação têm se destacado no Brasil, promovendo o acesso e a inclusão digital, além de fortalecer a formação cidadã. Partindo da frase emblemática de Paulo Freire, ‘Educação não transforma o mundo. A educação muda pessoas, e pessoas mudam o mundo’, organizações da sociedade civil têm exercido um papel fundamental no terceiro setor, contribuindo para transformações significativas.
A ampliação desses projetos evidencia a importância do apoio comunitário e das parcerias com empresas na superação de desafios que vão desde a educação básica à inclusão digital e formação cidadã. Com isso, diversas ações têm garantido acesso à educação de qualidade em comunidades ribeirinhas, periferias urbanas e entre grupos em situação de vulnerabilidade social.
Iniciativas que Destacam a Educação Infantil e a Leitura
Um dos projetos mais relevantes neste cenário é o “Leia com uma criança”, coordenado pelo Itaú Social. Desde seu lançamento, mais de 63 milhões de livros de literatura infantil já foram distribuídos a famílias, organizações da sociedade civil e secretarias de Educação em todo o Brasil. Em 2025, o projeto completou 15 anos de atividades e planejou a distribuição de mais de 1 milhão de livros para creches e pré-escolas nas redes municipais de ensino do Nordeste, beneficiando crianças em 1.793 cidades.
Garantindo Direitos Básicos para a Educação na Amazônia
Outra iniciativa significativa é o projeto “Mãos Limpas Amazônia”, desenvolvido pela We Are Water Foundation e Visão Mundial. Essa ação beneficiou 25 escolas públicas nos municípios de Anamã e Careiro Castanho, no Amazonas, garantindo acesso à água potável e infraestrutura de higiene a mais de 4 mil alunos. Essa ação ressalta a importância da educação aliada à garantia de direitos básicos, especialmente em áreas com baixos Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
Capacitação Profissional em São Paulo
O Ensino Social Profissionalizante (Espro) também fez história em 2025 ao inaugurar uma nova unidade na Avenida Paulista, em São Paulo. Com capacidade para atender até 3.750 jovens aprendizes por semana, essa unidade possui o dobro da capacidade da anterior, oferecendo capacitação e formação profissional a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, facilitando assim sua inserção no mercado de trabalho.
Educação Financeira para Todas as Idades
O Instituto Marina e Flávio Guimarães (IMFG) ampliou seu programa de educação financeira Bemi, agora englobando um jogo de tabuleiro voltado para jovens a partir de 8 anos, além de uma revista dirigida à terceira idade. Essa abordagem intergeracional visa preparar brasileiros de diferentes idades para enfrentar desafios financeiros, incluindo a nova publicação e o jogo ‘Missão Financeira’.
Tecnologia e Inovação na Educação
No Rio de Janeiro, o Instituto Vini Jr. e a Michelin implementaram um projeto educacional que impactou mais de mil alunos e 40 professores em duas escolas públicas de Campo Grande. O Movimento e Aprendizagem (Mov.A) trouxe tecnologias educacionais e metodologias inovadoras, inspiradas na linguagem do futebol, beneficiando estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Jogos de RPG como Ferramenta de Aprendizado
Em São Paulo, o Instituto Claro promoveu o evento Diálogos Transformadores, utilizando o RPG como uma ferramenta para reflexão sobre desafios sociais e para estimular o protagonismo jovem. Esta iniciativa, enraizada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 8, reforça o papel da juventude como agente de transformação social e destaca a Agenda 2030 da ONU, visando a Educação de Qualidade e Trabalho Decente.
Empoderamento e Autoestima nas Escolas
A iniciativa Dove Day, promovida pela Dove, teve um papel significativo ao trabalhar autoestima e relações saudáveis com o corpo em 15 escolas brasileiras. Com o objetivo de libertar crianças e adolescentes de padrões estéticos, a ação alcançou mais de 5 mil estudantes, oferecendo atividades interativas e oficinas focadas no empoderamento.
Envelhecimento e Educação: Um Desafio Coletivo
Por fim, o Observatório do Terceiro Setor destacou em seu Programa Brasil ODS a questão do envelhecimento como um desafio coletivo no Brasil. O tema foi abordado no Enem 2025, ressaltando que a população idosa deve dobrar nos próximos 25 anos, demandando atenção especial do sistema de saúde e da sociedade como um todo.
Essas iniciativas do terceiro setor em 2025 refletem a importância da educação como um pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, mostrando que, com parcerias e engajamento, é possível promover mudanças significativas e duradouras.

