Novo Centro de Pesquisa Focado em Direção Autônoma
A BYD, após a inauguração de sua nova fábrica em Camaçari, na Bahia, anunciou a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento no Rio de Janeiro. A confirmação veio do prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), no último sábado (11), durante um evento que marca mais um passo do crescimento da empresa chinesa no Brasil.
Este centro tem como objetivo ampliar a presença tecnológica da BYD na indústria automotiva nacional. A iniciativa busca adaptar os veículos da fabricante às especificidades do mercado brasileiro, além de otimizar custos logísticos. O foco inicial do centro será o desenvolvimento de sistemas de direção autônoma, algoritmos de inteligência artificial para navegação e inovações em eficiência energética, incluindo a adaptação de motores para operar com etanol.
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A princípio, a BYD planejava estabelecer dois centros de P&D, sendo um deles em Salvador, para permitir que os engenheiros trabalhassem mais próximos da fábrica baiana. Contudo, o prefeito Paes persuadiu a fabricante a escolher o Rio de Janeiro, lembrando sua experiência anterior como representante da BYD na América Latina entre 2017 e 2020.
O novo laboratório será localizado na Avenida Rio de Janeiro, nas proximidades do Aeroporto do Galeão. O projeto inclui uma pista de testes em um terreno adjacente ao aeroporto e uma piscina para simulação de situações de alagamento. O complexo ocupará uma área de 183,3 mil m², com um investimento estimado em R$ 29,6 milhões. A previsão de conclusão das obras do centro de pesquisa ainda não foi divulgada pela empresa.
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Durante o anúncio, Eduardo Paes expressou seu entusiasmo pela possibilidade de que uma segunda fábrica da BYD no Brasil seja instalada no Rio de Janeiro. No entanto, os executivos da empresa não comentaram sobre essa possibilidade e, até o momento, não existem planos anunciados para uma nova unidade fabril, uma vez que a prioridade é a produção de 600.000 carros na unidade de Camaçari em um futuro próximo.
Enquanto o centro de pesquisas não é finalizado, a BYD já iniciou a montagem de veículos no Brasil. As operações começaram em um galpão provisório em Camaçari, com a montagem de unidades pré-montadas (SKD) dos modelos Dolphin Mini e Song Plus, marcando a primeira fase da instalação do complexo industrial da empresa no país.
O investimento total nesse projeto é de R$ 5,5 bilhões. Quando a linha de montagem principal estiver em funcionamento, a capacidade inicial será de 150.000 veículos por ano, com uma possibilidade de expansão que pode dobrar essa produção, de acordo com a fabricante. A meta mais audaciosa da empresa, revelada pela CEO da BYD para as Américas, Stella Li, é alcançar uma produção anual de 600.000 unidades, colocando a unidade brasileira como a maior fora da China.
A produção em série na fábrica definitiva começará com os modelos Dolphin, Dolphin Mini, Song Plus e Yuan Plus. Em uma segunda fase, a BYD também planeja produzir uma picape híbrida, que será uma novidade no mercado nacional.