Novas Atividades na Piscina Olímpica
A Prefeitura do Rio de Janeiro deu início, na última terça-feira (13/01), às aulas gratuitas de natação e hidroginástica na piscina olímpica do Parque Oeste Ana Gonzaga, situado em Inhoaíba, na Zona Oeste da cidade. O espaço, que foi inaugurado em dezembro, agora oferece atividades esportivas e de lazer para a comunidade local.
Originalmente construído para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016, a piscina fazia parte do Estádio Aquático do Parque Olímpico e foi cenário das despedidas marcantes do nadador americano Michael Phelps e do lendário paralímpico brasileiro Clodoaldo Silva. Após os Jogos, seguindo o conceito de arquitetura nômade, a estrutura foi desmontada e transferida para o Parque Oeste, onde agora se torna um recurso valioso para a população.
Demanda Alta e Vagas Limitadas
As aulas, que começaram a ser oferecidas com a participação de moradores de várias idades, são ministradas por professores da Secretaria Municipal de Esportes. Inicialmente, foram disponibilizadas 700 vagas, que foram preenchidas rapidamente, deixando muitos interessados na fila de espera.
O secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, destacou que essa iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura em expandir o acesso a instalações esportivas para todos. “É muito gratificante ver a comunidade utilizando uma estrutura dessa magnitude. Este é um legado concreto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que agora serve a um propósito social e esportivo. O interesse durante as inscrições reflete a necessidade de promover atividades esportivas em todas as áreas da cidade”, ressaltou.
Infraestrutura e Aulas Oferecidas
Com 50 metros de comprimento e dimensões adequadas para competições, a piscina atende aos padrões internacionais reconhecidos em grandes eventos esportivos. A gestão do equipamento é feita pela Secretaria Municipal de Esportes, que oferece aulas de hidroginástica e natação para diversas faixas etárias: desde bebês (3 meses a 3 anos), passando pelas crianças (4 a 13 anos), até adolescentes (14 a 17 anos) e adultos (a partir dos 18 anos).
A piscina faz parte da segunda fase das obras do Parque Oeste, que está sob a responsabilidade da Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe). O projeto ainda inclui a construção de um mirante, espaço ecumênico, chuveiro em cascata com prédio de apoio, vestiários e área de refeição.
Expansão do Parque e Benefícios para a Comunidade
Além da piscina, o projeto prevê a instalação de um parque infantil, uma base da Divisão de Elite da Guarda Municipal – Força Municipal, um prédio administrativo para os funcionários do parque, duas escolas públicas, quadras poliesportivas e quadras de areia, beneficiando ainda mais a comunidade.
Com uma área total de 234 mil metros quadrados, o Parque Oeste Ana Gonzaga está estrategicamente localizado na Avenida Cesário de Melo. A inauguração do espaço ocorreu em setembro de 2024, marcando a conclusão da primeira fase das obras e a promessa de um futuro repleto de atividades e interações sociais para a população local.

