Propostas Inovadoras para o Centro Histórico de Resende
Um grupo da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conquistou um prestigiado prêmio em um concurso nacional promovido pela Prefeitura de Resende, no Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ). A equipe, chamada Vinteum Arquitetura, é composta pelo professor João Flávio Araujo Folly e pelos estudantes Renan Maia dos Santos e Isabela de Rezende Gomide. Sob a liderança da professora Noemia Barradas, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o projeto visa a requalificação do centro histórico de Resende, que enfrenta um desafio significativo de esvaziamento populacional.
Segundo Renan Maia dos Santos, o concurso buscava soluções criativas para revitalizar o centro da cidade. “Nossa equipe partiu de um diagnóstico para entender como esse esvaziamento ocorre. A partir desse estudo, desenvolvemos uma série de propostas de intervenção nas praças, terrenos e ruas, incluindo o plantio de árvores e o alargamento de calçadas. Nosso objetivo é criar uma rede de percursos interligados que atraia mais pedestres, em contraste com a atual prioridade dada à circulação de veículos”, afirma.
Maia expressa entusiasmo pela conquista, que representa seu primeiro trabalho como profissional de Arquitetura logo após sua habilitação. A visão da equipe é que o concurso nacional oferece uma oportunidade valiosa para demonstrar o impacto positivo que estudos e pesquisas acadêmicas podem ter na prática urbana e no espaço público.
A equipe Vinteum Arquitetura não apenas venceu o concurso, mas agora será responsável pela supervisão da implementação do projeto, com previsão de início das obras nos primeiros meses de 2026. Essa é uma ótima oportunidade para transformar as ideias em realidade e revitalizar um dos centros históricos mais importantes do estado.

