Luto e Lembranças das Professoras
No dia 18 de outubro, a região de Visconde do Rio Branco, em Minas Gerais, foi abalada pela trágica morte das professoras Noelza de Cássia Jorge, de 30 anos, e Shirley Martins de Souza, de 34. Ambas retornavam do trabalho na Escola Municipal Profª Marly Monteiro, situada em São Geraldo, quando se envolveram em um grave acidente na BR-120. Conhecidas por seu comprometimento e carinho, elas deixaram um legado significativo nas comunidades escolares onde atuavam.
Deslocando-se de São Geraldo para Visconde do Rio Branco, as educadoras encontraram o destino trágico ao serem atingidas por um veículo que perdeu o controle e invadiu a pista contrária. A batida foi devastadora, resultando na morte imediata das professoras, que eram muito queridas por seus alunos e colegas. Noelza, que era filha única, é lembrada por sua dedicação incansável à educação, enquanto Shirley, além de professora, era mãe de três filhos.
O impacto emocional foi sentido não apenas por seus familiares, mas também por toda a comunidade. As prefeituras de São Geraldo e Visconde do Rio Branco declararam luto oficial e expressaram seu pesar em notas que destacavam o amor e a responsabilidade que as educadoras traziam em suas vidas profissionais. Os velórios das professoras ocorreram no Cemitério Municipal de Visconde do Rio Branco, na tarde de sexta-feira (19).
Leia também: Escola de Educação Física do Exército Inaugura Área de Treinamento Modernizada para Preparo Físico
Leia também: Secretaria de Educação Lança Projeto das Olimpíadas da Língua Portuguesa
Detalhes do Acidente na BR-120
O acidente que resultou na morte das professoras envolveu três veículos e aconteceu na tarde de quinta-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o carro que causou a colisão estava sendo dirigido por um homem de 29 anos, que perdeu o controle do veículo e colidiu frontalmente com o automóvel das professoras. Um terceiro carro, que estava logo atrás, não conseguiu evitar o acidente e também se envolveu na tragédia.
Leia também: Comissão Especial da Câmara Aprova Novo Plano Nacional de Educação: Diretrizes para a Próxima Década
Leia também: Concurso Semed Manaus 2025: Gabaritos Preliminares Divulgados e Oportunidades de Emprego na Educação
Com a força do impacto, as professoras não resistiram e faleceram no local. O motorista que provocou o acidente sofreu ferimentos graves e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Santa Isabel, em Ubá. A cena do acidente foi devastadora, com o carro das professoras totalmente destruído, o que evidenciou a gravidade da colisão.
A comunidade local, em luto profundo, se uniu em homenagem às educadoras que tocaram a vida de tantos. O projeto educacional e a força que as professoras representavam são lembrados com carinho e admiração por todos que tiveram o privilégio de conhecê-las. As vidas de Noelza e Shirley, embora interrompidas de forma abrupta, continuarão a inspirar e a educar por meio das memórias que deixaram.

