Debates sobre Educação Integral em Destaque
Na segunda-feira, dia 3, o 1º vice-presidente do CPERS, Alex Saratt, esteve presente na abertura do IV Seminário Nacional de Educação Integral, que aconteceu no Salão de Atos da UFRGS. Este seminário é um marco que celebra os 40 anos dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), reunindo especialistas, gestores e educadores de todo o Brasil para discutir um tema crucial: “Sustentar e Ampliar o Direito à Educação Integral no Brasil: contribuindo para a construção de uma política nacional”.
O evento é promovido em colaboração com o Ministério da Educação (MEC), a UFRGS e diversas redes e instituições e faz parte do encontro da Rede Nacional de Formação para Educação Integral (Renapeti). O objetivo central é fortalecer o diálogo sobre os desafios contemporâneos enfrentados pela educação pública brasileira, um tema que nunca esteve tão em evidência.
Durante a mesa de abertura, intitulada “Educação Integral e o Projeto de País Ainda Adiado: muitas vozes para refletir e construir”, Alex Saratt aproveitou a oportunidade para destacar os desempenhos do CPERS ao longo de seus 80 anos de história. Ele enfatizou a luta constante do Sindicato pela valorização dos profissionais, pela infraestrutura escolar adequada e pela defesa do ensino público como um direito social inalienável.
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“Quando falamos sobre educação integral, é fundamental abordar também os projetos de desintegração que impactam a escola pública, especialmente com o crescente envolvimento da iniciativa privada na educação do estado”, asseverou Saratt. Além disso, ele destacou a urgência da aprovação de um Plano Nacional de Educação progressista, a necessidade de reverter a queda do investimento público em educação e a importância de garantir 10% do PIB para o setor educacional. Ele também criticou as políticas de ajuste fiscal e os altos juros que restringem o desenvolvimento do Brasil.
O vice-presidente do CPERS ainda lembrou o legado deixado pelos CIEPs, idealizados por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, com a proposta de uma escola pública de tempo integral focada na formação cidadã e na promoção da igualdade de oportunidades. “Se os 500 CIEPs do Brizola e do Darcy tivessem sido multiplicados ao longo dos anos, certamente teríamos um Brasil mais justo, e não as dramáticas realidades sociais que enfrentamos hoje, como as ocorrências de violência promovidas pelo governo do Rio de Janeiro na semana passada”, refletiu.
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Para o CPERS, a educação integral é um instrumento vital para a transformação social, capaz de minimizar desigualdades e fomentar o desenvolvimento humano, desde que sustentada por um financiamento público adequado e pela valorização dos educadores. O Sindicato argumenta que o Rio Grande do Sul deve urgentemente aumentar o número de matrículas em tempo integral, visto que o estado apresenta atualmente o 4º pior índice do país, conforme dados do Censo Escolar de 2024.
O seminário, com seu caráter interinstitucional e plural, continuará até o dia 5 de novembro, reunindo diversas vozes comprometidas com o objetivo de construir um projeto nacional de educação integral que reafirme a relevância da escola pública na formação de uma sociedade mais justa e democrática.
