A Dragagem da Lagoa de Araruama: Um Marco para Cabo Frio
Nesta semana, o governador Cláudio Castro esteve em Cabo Frio e formalizou um convênio destinado à dragagem da Lagoa de Araruama, especialmente na área da Praia do Siqueira. Esta iniciativa surge após o avanço nas obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro, que agora está na sua segunda fase. O histórico de poluição na orla é preocupante: desde que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) começou a divulgar boletins de balneabilidade em 2010, a Praia do Siqueira esteve imprópria para banho durante incríveis 11 anos, incluindo os sete meses do ano atual. Em apenas 39 meses, a água foi considerada própria para banho, enquanto por 16 meses (durante a pandemia de covid-19) não houve monitoramento.
O documento, assinado também pelo presidente do Inea, Renato Jordão, pelo prefeito de Cabo Frio, Serginho Azevedo, e pela diretora-executiva da Prolagos, Aline Póvoas, é um protocolo de intenção e ainda não possui uma data definida para o início das obras. A expectativa é que a dragagem não apenas melhore a qualidade da água e a balneabilidade da lagoa, mas também estimule o turismo, a pesca e outras atividades que dependem da saúde do ecossistema lagunar.
“A dragagem da Lagoa de Araruama é essencial. Trata-se de um patrimônio natural de nossa cidade que vinha esperando por essa recuperação há anos. Essa ação trará benefícios ao meio ambiente, aos pescadores, ao comércio local e ainda impulsionará o turismo. É uma conquista coletiva”, afirmou o prefeito Serginho Azevedo.