Parceria para Fortalecimento da Vigilância em Saúde
Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2026 – A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro celebraram, nesta terça-feira (27/01), um importante acordo visando o aprimoramento da vigilância em saúde para populações em situação de vulnerabilidade. O foco das iniciativas abrange Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST), doenças crônicas não transmissíveis e vigilância ambiental em saúde, além do combate a outras enfermidades.
A cerimônia de assinatura do acordo ocorreu no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, durante a visita oficial do diretor da OPAS, Jarbas Barbosa, ao Brasil. Entre os presentes estavam o governador Cláudio Castro, a secretária de Estado da Saúde, Claudia Mello, Aline de Oliveira Costa, diretora do Departamento de Cooperação Técnica, Inovação e Desenvolvimento em Saúde (DECOOP) do Ministério da Saúde, e Cristian Morales, representante da OPAS e da Organização Mundial da Saúde (OMS) no Brasil.
Objetivos Estratégicos do Acordo
Este novo acordo integra o Termo de Cooperação 141, que foi assinado em dezembro de 2022 e visa facilitar a colaboração em quatro eixos estratégicos. O primeiro eixo foca no aprimoramento da capacidade de detecção, monitoramento e resposta a emergências em saúde pública e desastres. O segundo eixo é voltado para a segurança do paciente. O terceiro busca qualificar o código de saúde estadual, enquanto o quarto visa a descentralização das ações de vigilância em saúde, fortalecendo a atuação dos municípios nesse contexto.
Um resultado significativo dessa colaboração foi a inauguração do Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Rio de Janeiro (CIS-RJ). Inaugurado em julho de 2023, o centro se estabeleceu como uma referência em inteligência em saúde no Brasil, reunindo, em um único espaço e com uma equipe interdisciplinar, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, os Sistemas de Informação em Vigilância e a Central Estadual de Regulação e de Transferência Inter Hospitalar.
Resultados e Transparência nas Ações de Saúde
Através dessa integração, foi possível acelerar a resposta a emergências de saúde, melhorar a gestão das informações e estruturar programas estratégicos relacionados a temas como mudanças climáticas e vigilância sindrômica. Outro aspecto destacado do CIS-RJ é a transparência, garantida pela divulgação dos dados gerados pelo Centro na plataforma monitorar.saude.rj.gov.br. A experiência acumulada por esse Centro está sendo compartilhada pela Organização Pan-Americana da Saúde como um modelo a ser seguido por outros países e territórios das Américas.
Além do Termo de Cooperação 141, a colaboração da OPAS com o estado do Rio de Janeiro abrange ainda ações voltadas ao enfrentamento da tuberculose, arboviroses, doenças negligenciadas, saúde mental, diabetes, hipertensão e HIV, em consonância com a atenção primária.
Fortalecimento do Sistema Único de Saúde
Os Termos de Cooperação são ferramentas que facilitam a implementação de ações para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Essa parceria tem como objetivo melhorar a saúde, bem-estar e qualidade de vida da população, refletindo em um impacto positivo para toda a região das Américas.

