Promoção Turística em Madri
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e da TurisRio, está marcando presença na Fitur 2026, uma das maiores feiras de turismo do mundo, que acontece em Madri. A participação inclui uma série de reuniões estratégicas com o objetivo de atrair visitantes, fortalecer rotas aéreas e posicionar o estado no cenário global do turismo.
Durante o evento, o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, ressaltou a importância desse trabalho: “Estamos abrindo o ano com uma atuação planejada para o mercado internacional, mostrando ao mundo a diversidade de destinos, experiências e produtos turísticos que o Rio de Janeiro oferece. Esse esforço é fundamental para mantermos o crescimento do turismo estrangeiro e ampliarmos a geração de emprego e renda no Estado”.
No espaço da Embratur, a Setur-RJ e a TurisRio apresentam o Rio de Janeiro como um destino completo que vai além da capital. As belezas do interior do estado, o turismo de natureza, cultural, gastronômico e de experiências são destacados, mostrando um leque diversificado de opções para os turistas.
Gastronomia como Diferencial Competitivo
Encerrando a agenda de eventos, no dia 26 de janeiro, o estado também participará do Madrid Fusión, um dos principais eventos gastronômicos do mundo. A presença no Madrid Fusión reforça a gastronomia como um diferencial competitivo e um atrativo turístico importante para o Rio de Janeiro.
O momento é significativo para o turismo fluminense. Em 2025, o estado atingiu a marca histórica de 2,2 milhões de turistas internacionais, representando o melhor resultado da sua história. Esse número representa um crescimento de 43,7% em relação a 2024, superando com folga os índices do período pré-pandemia. O dado expressivo sublinha a eficácia das ações de promoção e a recuperação do setor turístico.
O impacto positivo desse crescimento no turismo é vital para a economia local, criando novas oportunidades de emprego e revitalizando o setor de serviços, que sofreu com as restrições da pandemia. O governo fluminense acredita que ao continuar a investir em promoção internacional e diversificação de produtos turísticos, o Rio de Janeiro poderá solidificar sua posição como um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo.

