Encontro sobre Políticas Públicas Museais
No dia 28 deste mês, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SececRJ), promoverá mais uma edição do Programa (re)CONEXÕES. O evento acontecerá de forma presencial a partir das 10h, no Museu de Favela (MUF), em Ipanema, e é voltado para profissionais do setor, estudantes e interessados nas políticas públicas que envolvem o universo dos museus.
A participação é gratuita e as inscrições poderão ser feitas no local, no dia do evento, ou de maneira antecipada pelo site do Fórum Nacional de Museus. Para participar, os interessados devem completar um formulário com seus dados e selecionar a edição do (re)CONEXÕES que desejam frequentar.
O encontro é considerado estratégico para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para museus e será organizado em três Grupos de Trabalho: GT 1 – Reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM); GT 2 – Implantação do Sistema de Participação Social do Ibram (SPAS); e GT 3 – Normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM).
Lucienne Figueiredo, Superintendente de Museus da SececRJ, destaca que “este espaço constitui-se como um ponto de encontro, diálogo e construção coletiva, reunindo profissionais de museus, estudantes, gestores, pesquisadores e representantes de instituições museológicas de todo o Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é refletir e contribuir para o fortalecimento das políticas públicas do campo museal”.
Essa edição de (re)CONEXÕES será a segunda a ocorrer no estado. A primeira já havia sido realizada no Museu de Arte do Rio (MAR), em maio de 2024, e reuniu mais de 120 participantes em um ambiente propício para debates sobre o Plano Nacional Setorial.
A continuidade do programa, agora em 2025, se estende a todos os estados brasileiros, reforçando o compromisso com um processo participativo de escuta e construção coletiva de diretrizes para o setor museal. O foco desta etapa é consolidar propostas para três iniciativas fundamentais do Ibram: a reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), a implantação do Sistema de Participação Social do Ibram (SPAS) e a normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM).
Essas ações estão alinhadas ao Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, aprovado em novembro de 2024 durante o 8º Fórum Nacional de Museus, realizado em Fortaleza. O objetivo é promover um setor museal mais colaborativo, democrático e representativo, refletindo a diversidade cultural brasileira.
Para Fernanda Castro, presidenta do Ibram, “o (re)CONEXÕES é um instrumento fundamental de diálogo com a sociedade, que fortalece os mecanismos de participação social nas políticas públicas para museus e amplia a representatividade na formulação das decisões estratégicas do setor”.

