Ampliação do Acesso à Educação no Rio de Janeiro
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), anunciou a criação de 10 mil novas vagas nas escolas da rede estadual para o ano letivo de 2026. Essa ação busca aumentar o acesso ao ensino público, além de reforçar a diversidade nos modelos pedagógicos disponíveis para os alunos.
Além das novas vagas, o estado já disponibiliza mais de 85 mil oportunidades em escolas de tempo integral. Dessas, 67.958 são destinadas ao Ensino Médio, enquanto 17.337 são voltadas para os anos finais do Ensino Fundamental. A rede estadual é composta por mais de 1.200 unidades de ensino, que incluem escolas de Novas Tecnologias (E-Tecs), Interculturais, Cívico-militares e com Itinerários de Formação Técnica e Profissional.
Os candidatos que concorreram na primeira fase da pré-matrícula já podem verificar os resultados através dos sites da Seeduc e do Matrícula Fácil. O governador Cláudio Castro destacou que a expansão das vagas representa um compromisso do estado com a educação. “Estamos reafirmando nossa dedicação à educação da rede estadual. Com a ampliação do número de vagas, mais estudantes poderão acessar um ensino mais abrangente. A expansão das escolas em tempo integral também cria mais oportunidades de aprendizagem”, afirmou.
A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, enfatizou a importância da escola na formação de cidadãos conscientes. “A escola é a porta de entrada para a transformação social. Estamos empenhados em oferecer um ensino de qualidade, que assegure o acesso e a permanência de todos os nossos estudantes. É essencial formarmos cidadãos capazes de desenvolver projetos que melhorem a qualidade de vida, fortaleçam a economia e ampliem as oportunidades no mercado de trabalho”.

