Festival de Arte Contemporânea em Belo Horizonte
De 17 a 31 de janeiro de 2026, a Funarte MG se transforma no epicentro da 16ª edição do Verão Arte Contemporânea (VAC). Este festival, que volta a Belo Horizonte, reafirma seu compromisso com a formação artística, a experimentação e a reflexão crítica nas artes contemporâneas. O evento será realizado em diversos espaços públicos e institucionais, mantendo sua proposta de internacionalização por meio de intercâmbios com a França, envolvendo instituições como o Institut Français e a Embaixada da França no Brasil.
No Complexo Cultural Funarte MG, a programação conta com o apoio do Programa Funarte Aberta e incluirá uma série de atividades, como oficinas, aulas abertas, uma feira criativa e uma exposição de artes visuais, tudo isso ao longo de 15 dias. Para os interessados, a entrada é gratuita e a programação completa pode ser acessada pelo Instagram @veraoarte.
Abertura com Feira Textura
A abertura do VAC 2026 está marcada para sábado, 17 de janeiro, das 11h às 19h, com a realização da Feira Textura – Inteligência Artesanal. Este evento inaugural reunirá artistas, criadores e coletivos, promovendo práticas artesanais, trocas de saberes e a economia criativa. Trata-se de uma ótima oportunidade para mergulhar no universo das artes e conhecer iniciativas locais.
O Verão Arte Contemporânea, idealizado pelo Grupo Oficcina Multimédia (GOM) – um coletivo teatral com 48 anos de história – apresenta uma diversidade de atividades que abrangem as áreas de teatro, dança, música, literatura, artes visuais e cinema. Na Funarte MG, o foco será voltado para ações formativas e expositivas, ampliando o acesso às pesquisas e aos processos de criação artística.
Diretoras e Atividades de Destaque
Com direção artística de Ione de Medeiros e produção de Jonnatha Horta Fortes e Henrique Torres Mourão, o VAC 2026 reafirma sua função como um espaço de resistência cultural. “O VAC busca refletir os tempos em que vivemos, estimulando a reflexão e a criatividade, além de incentivar experimentações artísticas locais e fortalecer Belo Horizonte como um polo cultural”, afirma a diretora artística.
A programação formativa na Funarte MG inclui nomes significativos da cena artística brasileira. No teatro, haverá a oficina ‘Práticas de Composição e Presença’, ministrada por Marcio Abreu (RJ), de 17 a 19 de janeiro, com uma aula aberta marcada para o dia 19, às 17h. Na literatura, Marta Neves (BH) conduzirá a atividade ‘SE PÁ LAVRA’, de 26 a 28 de janeiro.
Exposição e Encerramento
Ao final da programação na Funarte MG, a exposição “(Re) conheça” reunirá o fotógrafo e pesquisador Alonso Pafyeze e o artista Goma, referência nacional no pixo e graffiti. A abertura da exposição ocorrerá no dia 31 de janeiro, com visitação disponível até 22 de fevereiro, também com entrada gratuita.
Serviço: 16º Verão Arte Contemporânea – VAC 2026
Data: 17 a 31 de janeiro de 2026
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte/MG
Entrada: Gratuita
Abertura:
17 de janeiro (sábado)
11h às 19h
Feira Textura – Inteligência Artesanal
Oficinas na Funarte MG:
Práticas de Composição e Presença – Marcio Abreu (RJ)
17 a 19/1 | Aula aberta: 19/1, às 17h
SE PÁ LAVRA – Marta Neves (BH)
26 a 28/1
Exposição:
(Re) conheça – Alonso Pafyeze e Goma
Abertura: 31/1
Visitação: até 22/2/2026

