Articulação Política e Desafios no Cenário Atual
O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, fez uma convocação ao Centrão nesta terça-feira (16), enfatizando a importância de “pôr a cabeça no lugar” para garantir apoio à pré-candidatura de Flávio Bolsonaro, senador pelo PL do Rio de Janeiro, à presidência da República em 2026. Em suas declarações, Valdemar destacou a necessidade de uma unidade entre os partidos para enfrentar os desafios políticos que estão por vir.
“Nós precisamos trabalhar intensamente nisso. É essencial que todos tenham um momento de reflexão e se unam”, disse Costa Neto ao ser indagado sobre o apoio do Centrão. Ele observou que, no momento, não é propício aprofundar articulações, sugerindo que o retorno às conversas mais relevantes deve ocorrer no início do próximo ano.
“Quando chegar em meados de janeiro, estaremos prontos para voltar à luta. Durante todo o mês de janeiro, continuaremos a conversar e a trabalhar com todos os partidos que sempre estiveram ao nosso lado. Acreditamos que temos todas as condições para vencer a eleição, mas isso depende da nossa união”, finalizou o presidente do PL.
Leia também: Valdemar Costa Neto Convoca Centrão para Apoio a Flávio Bolsonaro em 2026
Fonte: rjnoar.com.br
Leia também: Valdemar Costa Neto Enfatiza Apoio do Centrão à Candidatura de Flávio Bolsonaro
Fonte: agazetadorio.com.br
A declaração de Valdemar ocorreu após sua participação na solenidade que empossou Bruno Bonetti, novo senador pelo PL do Rio de Janeiro e suplente de Romário. A posse aconteceu no plenário do Senado, onde Costa Neto estava presente.
Recentemente, uma pesquisa da Quaest, também divulgada nesta terça-feira, revelava que 54% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cometeu um erro ao indicar seu filho, Flávio Bolsonaro, como candidato à presidência. Embora essa percepção negativa exista, Flávio se destaca em segundo lugar nas intenções de voto em vários cenários para o primeiro turno das eleições presidenciais de 2026, alcançando entre 23% e 26% nas pesquisas.
Possível Candidatura de Michelle Bolsonaro
Valdemar Costa Neto também abordou a potencial candidatura de Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama, ao Senado, reiterando que ela deve buscar uma vaga. “Senado, Senado. A Michelle é uma pessoa que se adapta bem em qualquer cenário e tem controle sobre as pesquisas”, afirmou.
Contudo, a ex-primeira-dama viveu recentemente um momento conturbado, ao se manifestar contra uma articulação do PL com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB) para a disputa ao Senado pelo Ceará em 2026, proposta que foi apoiada por lideranças do partido no estado, incluindo o deputado André Fernandes.
Essa declaração gerou descontentamento entre os filhos de Jair Bolsonaro, que consideraram que Michelle ultrapassou os limites ao buscar se manifestar sobre a situação. O senador Flávio Bolsonaro expressou sua preocupação, considerando que a mãe se adiantou ao falar sobre o tema, e foi apoiado por Carlos e Jair Renan. Eduardo Bolsonaro também se manifestou, chamando a atitude de Michelle de “desrespeitosa”.
Após a repercussão negativa, a ex-primeira-dama reconheceu o direito dos filhos de terem uma opinião diferente, mas reafirmou sua liberdade de expressar seus pensamentos com sinceridade.
Nos bastidores, alguns líderes partidários avaliam que essa situação destacou uma disputa interna sobre quem realmente representa o ex-presidente, atualmente detido, o que pode gerar instabilidade nas alianças estaduais e nas articulações para a eleição presidencial de 2026. Em decorrência da crise, Michelle solicitou o afastamento da presidência do PL Mulher, um movimento que visa incrementar a participação política feminina na sigla, citando “tensões” em relação à prisão de Jair Bolsonaro e problemas de saúde.

