Vacinação Piloto em Municípios Selecionados
No último sábado (17), o Ministério da Saúde deu início à vacinação contra a dengue utilizando um imunizante 100% nacional, desenvolvido pelo Instituto Butantan. A estratégia começou em Maranguape (CE) e Nova Lima (MG), focando na imunização de indivíduos entre 15 e 59 anos. O objetivo principal dessa ação é avaliar o impacto da vacina na transmissão da doença e coletar dados que possam apoiar a ampliação da campanha para outras regiões do país. A partir de domingo (18), Botucatu (SP) também passou a integrar essa iniciativa pioneira.
Durante a cerimônia de lançamento em Maranguape, o ministro da Saúde interino, Adriano Massuda, explicou os critérios utilizados para a escolha dos municípios. “Estamos realizando essa iniciativa aqui no Ceará, em Minas Gerais e em São Paulo. As cidades foram selecionadas por apresentarem populações entre 100 mil e 200 mil habitantes e por contarem com uma estrutura de saúde adequada, capaz de implementar a vacina e avaliar seu efeito na imunização da população e na circulação do vírus”, comentou.
“Este é um dia histórico para a saúde pública brasileira. Estamos iniciando a vacinação contra a dengue com uma vacina do Butantan, 100% nacional, desenvolvida em nosso país. Essa vacina, que é de dose única e a primeira do mundo com esse formato, ajudará o SUS a enfrentar um problema de saúde pública sério. Temos certeza de sua segurança e eficácia”, afirmou Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações, que acompanhou o início da vacinação em Nova Lima.

