Transição no Congresso: Dr. Flávio Assume Mandato
Recentemente, Dr. Flávio, suplente do ex-deputado Alexandre Ramagem, anunciou sua intenção de pedir exoneração do cargo no governo do Rio de Janeiro para assumir seu mandato definitivo na Câmara dos Deputados. “Acabei de receber o comunicado da Câmara me convocando para o mandato definitivo. Preciso pedir exoneração porque estou secretário. Vou falar com o governador e vou a Brasília na semana que vem regularizar a situação definitiva,” explicou Flávio.
A convocação do suplente ocorre após a Mesa Diretora da Câmara ter cassado o mandato de Ramagem, que foi ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A decisão foi tomada por ato administrativo, sem votação no plenário, e se deu em razão de uma condenação pelo Supremo Tribunal Federal, que resultou em uma pena de 16 anos de prisão no processo referente à tentativa de golpe de Estado. A cassação baseou-se no artigo 55 da Constituição, que inviabilizou o exercício do mandato parlamentar por Ramagem.
Dr. Flávio comentou que não será necessário passar por nova posse, uma vez que já havia exercido um mandato temporário anteriormente, quando substituiu Carlos Jordy durante a campanha deste à Prefeitura de Niterói. Durante sua passagem pela Câmara, o médico veterinário e produtor rural se destacou por manter um perfil discreto, alinhando-se à bancada do PL.
Leia também: Câmara dos Deputados Adia Votação da PEC da Segurança Pública para 2026
Fonte: agazetadorio.com.br
Leia também: Ato de Glauber Braga Aumenta Risco de Cassação do Mandato, Afirmam Aliados
Fonte: rjnoar.com.br
Ao se pronunciar sobre a cassação de Ramagem, Flávio demonstrou empatia. “Convivi pouco com o Ramagem, mas ele sempre foi cordial comigo e me deu orientações nos quatro meses que passei na Câmara. Não temos uma relação de amizade, mas eu gostava dele,” expressou.
Quem é Dr. Flávio
Médico veterinário e produtor rural, Dr. Flávio é filiado ao PL e construiu sua trajetória política no interior do Rio de Janeiro, tendo como base eleitoral o setor agropecuário. Antes de sua atuação na Câmara, ganhou destaque no Executivo estadual ao assumir a Secretaria de Agricultura do Rio de Janeiro, onde se integrou ao núcleo político do governo Cláudio Castro (PL) e passou a dialogar diretamente com produtores, cooperativas e entidades do agronegócio.
Como o primeiro suplente da legenda no estado, Dr. Flávio se prepara para assumir a vaga com certa resistência. “Vou assumir porque sou o primeiro da fila, mas com o coração na mão. Gosto muito da Secretaria da Agricultura, onde estou,” revelou, evidenciando a dificuldade da transição e seu apreço pela função que ocupa no Executivo estadual.

