Inovação na Educação Híbrida em Foco
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) de Sergipe marcou presença na 2ª Expo Presencial da Rede de Inovação para Educação Híbrida (Rieh), um evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e realizado no Observatório da Rieh, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Nos dias 15, 16 e 17 de outubro, a expo reuniu representantes de todas as unidades federativas do Brasil, incluindo coordenadores e vice-coordenadores da Rieh, para um intercâmbio produtivo de experiências e soluções voltadas à educação.
A Seed levou equipes da Coordenadoria de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais (Cefor) e do Departamento de Educação (DED). O encontro teve como foco a discussão e socialização de conhecimentos, além de fomentar a elaboração de estratégias para enfrentar os desafios contemporâneos no campo educacional.
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Um dos pontos centrais do evento foi a educação híbrida, que se tornou um tema indispensável para a modernização do ensino. O compromisso em integrar a inovação pedagógica e a inclusão digital nas escolas públicas foi claramente reafirmado pelos participantes.
A diretora do Serviço de Tecnologias Educacionais e Curadoria (Setec/Seed/SE), Mirelle Fabio Oliveira, destacou a relevância do debate sobre a implementação de estratégias de educação híbrida no ensino médio, enfatizando a importância de garantir o direito à educação para os jovens e promover uma reflexão sobre o futuro da juventude em um ambiente educacional tão dinâmico.
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“A presença da Seed, com as equipes da Cefor e do DED, foi crucial para a definição de ações intersetoriais que envolvem a reflexão sobre práticas pedagógicas inovadoras e a execução de projetos do MEC voltados para o modelo híbrido, sempre alinhados à realidade do público-alvo do ensino médio em Sergipe. Essa experiência foi enriquecedora, pois aprofundamos nossos conhecimentos com estudos apresentados por especialistas da área”, comentou Oliveira.
Sergipe se destacou no evento por seu papel ativo na elaboração de políticas de transformação digital para o Ensino Médio, demonstrando sua capacidade de articulação com diferentes atores educacionais. A participação do estado reafirma sua posição como um modelo na gestão educacional, com ênfase em equidade, inovação e valorização da educação pública.
A diretora do Serviço de Ensino Médio da Seed, Edigênia Ferreira, também ressaltou a importância do evento. “Observamos como a integração entre o DED, a Cefor e outros departamentos, em conjunto com a governança, é fundamental para buscarmos alternativas que melhorem a aprendizagem e implementem políticas de ensino médio que utilizem diversos recursos disponíveis”, afirmou a diretora.
O evento não apenas proporcionou uma plataforma de discussão sobre práticas educativas, mas também reforçou a importância da colaboração entre os estados para o avanço da educação híbrida no Brasil.
