Evento Inaugural Reúne Jogadores de Todo o País
O universo gamer ganhou um novo espaço em São Bernardo do Campo neste sábado, 13 de dezembro. A primeira edição do Campeonato de Games atraiu um público vibrante de cerca de 200 pessoas, destacando-se como um marco para a cidade. O prefeito Marcelo Lima fez questão de participar do evento, interagindo com os visitantes e até desafiando o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, Rafael Demarchi, para uma partida de Street Fighter II. Essa conexão com os participantes trouxe uma atmosfera descontraída e colaborativa.
Entre os competidores, estavam jogadores de várias partes do Brasil, incluindo estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais. A competição de Free Fire Mobile, que teve a participação de 12 equipes compostas por quatro integrantes cada, consagrou a equipe Hiroshi como campeã, formada por talentos de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Parceria para Impulsionar o Setor Gamer
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Fonte: agazetadorio.com.br
A realização do campeonato foi fruto de uma colaboração entre o CEITEC (Centro de Inovação e Tecnologia), Rogério Pelissoni, fundador da Impacto Soluções Empresariais e presidente do Esporte Clube Cantareira, e Caio Fernando Martins Rocha, da equipe Berserk Games. O principal objetivo do evento foi integrar jovens e adultos ao fascinante mundo da tecnologia, alavancando a economia criativa e desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro, como raciocínio lógico e trabalho em equipe.
O encontro também ressaltou o potencial dos games como ferramentas de inovação e inclusão social. De acordo com dados recentes, o Brasil abriga mais de 100 milhões de gamers, consolidando-se como um dos mercados mais promissores da indústria de jogos eletrônicos, que já ultrapassa o cinema e a música em termos de faturamento anual, estimado em US$ 180 bilhões (aproximadamente R$ 1 trilhão).
O Futuro dos Games em São Bernardo
Em meio a esse cenário promissor, o prefeito Marcelo Lima destacou a necessidade de expandir iniciativas voltadas para o setor gamer na cidade, não apenas como forma de entretenimento, mas também como uma oportunidade de negócios e desenvolvimento econômico. O chefe do Executivo incentivou os organizadores a planejarem novos eventos em venues maiores e com ampla divulgação, buscando atingir um público ainda mais diversificado.
“São Bernardo está comprometida em promover o acesso à tecnologia e às profissões do amanhã, oferecendo aos nossos jovens reais oportunidades de aprendizado e crescimento. O universo dos games movimenta bilhões e possui um imenso potencial econômico. Trazer esse tema para nossa cidade é essencial para fortalecer a inovação, gerar conhecimento e abrir novas perspectivas para a juventude. Preparar São Bernardo para o futuro requer o incentivo a iniciativas que conectem educação, tecnologia e empreendedorismo”, afirmou.
Um Novo Começo para o Setor Gamer
Rogério Pelissoni, presidente do Esporte Clube Cantareira, expressou a visão de que o 1º Campeonato de Games de São Bernardo representa apenas o início de uma estratégia mais ampla para ampliar o universo gamer na cidade, especialmente em relação às oportunidades de negócios e empregabilidade. “Este evento é o primeiro passo para o setor de e-sports e o mercado gamer em São Bernardo. Nossa proposta foi apresentar o vasto universo dos jogos digitais, com palestras e troca de experiências que vão desde os clássicos até os lançamentos mais atuais. Queremos mostrar aos jovens que há inúmeras possibilidades profissionais além de simplesmente jogar, incluindo caminhos para o emprego e novas oportunidades na indústria gamer”, enfatizou.
Participação Entusiástica e Cultura Nerd em Alta
Entre os participantes, estavam jovens como Guilherme Lima da Silva, de 17 anos, do Jardim Nossa Senhora do Carmo, e Miguel Rodrigues de Souza, de 16, da Vila Inhocuné, que percorreram cerca de 40 minutos para chegar ao CEITEC. “Adoro essa área e sou apaixonado por jogos”, compartilhou Guilherme.
Outro destaque inusitado do evento foi o cosplay de Anderson Leandro de Carvalho, morador de Osasco, que se destacou ao circular pelo CEITEC caracterizado como o icônico robô mecha Gundam RX-78-2, da série de 1974. Mesmo enfrentando o calor intenso e o desconforto do traje, que inclui malha térmica, ele permaneceu no evento até o final. “Sou fã da cultura pop e dos filmes e séries clássicas. Trabalho na área hospitalar, no setor de radiologia, e nem sempre consigo folga para participar de eventos, mas faço questão de comparecer sempre que posso. Meu cosplay preferido é o dos Caça-Fantasmas, de 1984”, concluiu.

