Expectativa de Alta Ocupação para o Carnaval
Um levantamento divulgado nesta quinta-feira (12) pelo Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO) e pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) revela que a ocupação hoteleira para o Carnaval na capital fluminense já ultrapassa 91%. No interior do estado, a taxa chega a 80%, mostrando uma forte demanda por hospedagem durante este período festivo.
A área com a maior taxa de ocupação é a que se estende da Glória a Botafogo, com impressionantes 96,91%. Em seguida, estão Ipanema e Leblon, com 96,19%, e o Centro do Rio, com 95,42%. Outros locais populares como Leme e Copacabana também se destacam, com 94,63% de ocupação, enquanto a Barra, Recreio e São Conrado apresentam 86,97%. Comparando com o ano anterior, quando a ocupação durante o Carnaval atingiu 98,62%, os números deste ano ainda são muito positivos.
Entre os dias 20 e 21 de fevereiro, quando ocorre o Desfile das Campeãs, a expectativa de ocupação na capital continua alta, com uma média projetada de 85,13%. Novamente, Leme e Copacabana lideram, com 97,14%, seguidos por Ipanema e Leblon com 95,69%. Outras áreas, como Glória a Botafogo e Centro, têm médias que variam entre 82,66% e 87,55%.
O presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, ressaltou a importância do Carnaval como a principal festa da cidade, destacando que a duração maior da estadia dos hóspedes neste período é um dos fatores que contribui para uma maior movimentação no setor. “A permanência mais longa resulta em hotéis lotados e em excelentes resultados para toda a cadeia do turismo, que inclui bares, restaurantes e shoppings. Esses fatores se traduzem em benefícios significativos para a arrecadação municipal. Estamos confiantes em superar os números do ano passado, especialmente com o aumento do fluxo de turistas internacionais”, afirmou o empresário.
Ocupação Hoteleira no Interior do Estado
No interior do estado, a pesquisa da ABIH-RJ para a temporada de Carnaval de 2026 mostra uma média de ocupação de 80,71%. As cidades que se destacam incluem Arraial do Cabo e Miguel Pereira, ambas com uma taxa de 93,40%. Angra dos Reis segue com 90,30%, enquanto Paraty alcança 83,70% e as cidades de Armação dos Búzios e Nova Friburgo apresentam 81,80%. Outras localidades, como Rio das Ostras e Cabo Frio, continuam a atrair visitantes, apresentando ocupações de 79,20% e 78,80%, respectivamente.
O presidente da ABIH-RJ, José Domingo Bouzon, ressaltou que o aumento na procura de turistas durante o Carnaval também se reflete nos hotéis e pousadas do interior. “Em todo o estado, as opções de hospedagem oferecem uma infraestrutura de qualidade, com diversas opções de lazer e programação focada na folia, o que certamente atrai muitos visitantes”, destacou.
Com a aproximação do Carnaval, as expectativas são altas e o setor hoteleiro se prepara para receber um número significativo de foliões, tanto no Rio de Janeiro quanto em suas cidades vizinhas. A combinação de festas, programação diversificada e a famosa hospitalidade carioca promete fazer desta uma edição inesquecível.

