Novas Diretrizes para o Jogo da NFL no Brasil
A expectativa em torno da NFL no Brasil ganhou novos contornos. O vice-presidente de planejamento de transmissões da NFL, Mike North, confirmou que a partida programada para o Rio de Janeiro não será realizada na primeira semana da temporada, como tradicionalmente aconteceu nas edições anteriores. Em entrevista ao ge, concedida em dezembro, North explicou que a partida deve ocorrer em uma data posterior, possivelmente em um domingo, que é o dia mais habitual para jogos internacionais da liga.
“Nosso histórico no Brasil envolveu dois jogos, ambos realizados na semana 1, o que nos permitiu evitar preocupações sobre onde os times estariam na semana anterior. Agora será um pouco diferente, já que, se o Rio for escolhido para um jogo na terceira, quarta, quinta ou sexta semana, teremos que ser cautelosos em relação a logística, considerando as viagens das equipes”, destacou North.
Ele observou que, por exemplo, se uma equipe jogar em Miami na semana anterior, será necessário planejar cuidadosamente a viagem para o Brasil. “Como gerenciar um time da Costa Oeste, se eles forem viajar para o Rio? Para uma equipe da Costa Leste, como o Miami Dolphins, pode ser mais fácil ir para o Brasil do que para Seattle ou San Francisco. Isso dependerá de quem for o time”, acrescentou.
Oportunidades de Jogos Internacionais na Temporada de 2026
Com a introdução de um jogo extra para as equipes da Conferência Nacional (NFC) em 2026, haverá a necessidade de definir um mandante para os jogos internacionais. Isso significa que, além de um time da NFC, um adversário da Conferência Americana (AFC) poderá também participar das partidas no Brasil, ampliando as chances dos Dolphins, que têm direitos de marketing no país, assim como o New England Patriots, Philadelphia Eagles e Detroit Lions.
Independentemente do time que for escolhido, North está otimista quanto à qualidade do confronto. Ele lembrou que nas duas primeiras visitas da NFL ao Brasil, os jogos foram elogiados. Em 2024, Philadelphia Eagles e Green Bay Packers se enfrentaram em São Paulo, com os Eagles se consagrando campeões após um embate nos playoffs. Neste ano, o vice-campeão Kansas City Chiefs duelou com o Los Angeles Chargers, um rival divisional que também se classificou aos playoffs.
Expectativas para a Data do Jogo no Rio
“Particularmente, conforme avaliamos a possibilidade de jogar no Rio entre as semanas três e seis, entre o fim de setembro e o início de outubro, a expectativa é que a partida ocorra em um domingo. Não tenho certeza se conseguimos realizar um jogo numa segunda-feira, e sabemos que não jogamos nas sextas e sábados no início da temporada. Portanto, provavelmente será um jogo no domingo”, afirmou North. Ele também sugeriu que, se a partida de fato acontecer nesse dia, ela deve ser transmitida em uma janela de TV nacional nos Estados Unidos, seja às 16h25 ou às 20h no horário local.
“Por definição, essas são as janelas mais assistidas do nosso calendário. Espero que o jogo no Rio atinja esse nível de audiência”, concluiu o vice-presidente, destacando a importância do evento para a cultura esportiva e para a crescente popularidade da NFL fora dos Estados Unidos.

