Uma Iniciativa Inédita para a Educação Inclusiva
Em um marco significativo para a educação no estado, as 350 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Paraná serão beneficiadas pela primeira vez com kits escolares, a partir de 2026. Essa ação se junta ao suporte já oferecido a mais de 2 mil escolas estaduais, ampliando a inclusão e o acesso a materiais didáticos de qualidade.
A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) anunciou que, para implementar essa medida, foi feito um investimento adicional de aproximadamente R$ 3 milhões. Essa iniciativa garantirá a distribuição de kits completos para mais de 56 mil alunos atendidos pelas Apaes, dentro de um total de mais de R$ 41 milhões destinados à aquisição de materiais para a rede estadual de ensino.
“Os kits escolares estão mais completos do que nunca. Incluímos novos itens, como capas de cadernos, e aumentamos a quantidade de materiais, alinhando-os às necessidades dos estudantes em diferentes modalidades de ensino”, explica Rosyara Pedrina Maria Montanha Juliatto, chefe do Núcleo Administrativo Setorial da Seed-PR. A expectativa é que a inclusão desses materiais traga alívio financeiro para as famílias, permitindo que recursos que seriam gastos com material escolar sejam redirecionados para outras necessidades.
Com a entrega de mais de 1 milhão de kits planejada, o secretário de Educação, Roni Miranda, afirma que esse suporte será um passo importante para aprimorar a experiência educacional de todos os alunos. As primeiras entregas começaram em Paranaguá, no litoral, no dia 12 de janeiro. Até o início do ano letivo, previsto para 5 de fevereiro, mais de 2 mil escolas estaduais terão recebido os materiais.
Leia também: Prefeitura do Rio de Janeiro e Special Olympics: Inclusão no Esporte em Foco
Fonte: rjnoar.com.br
Leia também: Boca Miúda: Novidades da Política na Região dos Lagos nesta Sexta-feira
Fonte: agazetadorio.com.br
Distribuição Estrategicamente Planejada
A distribuição dos kits escolares está sendo coordenada pela Seed-PR, por meio do Núcleo Administrativo Setorial (NAS), que é responsável pela logística de entrega às unidades de ensino dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs). O cronograma de entrega foi cuidadosamente elaborado para que todos os alunos tenham acesso aos materiais no início das aulas.
Entre os dias 8 e 16 de janeiro, os kits seguirão para as regiões de Wenceslau Braz, Telêmaco Borba, Ibaiti, Jacarezinho, Cornélio Procópio e Ponta Grossa. Na sequência, entre 19 e 30 de janeiro, será a vez das escolas de Londrina, Maringá, Apucarana, Paranavaí, Loanda, Cianorte e Campo Mourão receberem os materiais.
Por fim, até 9 de fevereiro, a distribuição será estendida a Cascavel, Toledo, Goioerê, Umuarama, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Assis Chateaubriand. Outras localidades, como Pitanga, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, União da Vitória, Pato Branco, Ivaiporã e Irati, também receberão os kits de forma escalonada.
Conteúdo dos Kits Escolares
A expectativa é que a maior parte dos kits esteja disponível para os alunos no início do ano letivo. A Seed-PR preparou uma lista completa dos itens que serão entregues, abrangendo diferentes níveis de ensino. Veja a seguir alguns dos principais materiais que os estudantes receberão:
Ensino Médio
- 2 apontadores com depósito
- 2 borrachas brancas
- 1 caderno de desenho com 96 folhas
- 3 cadernos universitários com 200 folhas cada
- 4 canetas esferográficas azuis
- 1 caixa de lápis de cor grande com 12 cores
Ensino Fundamental Anos Iniciais
- 2 apontadores com depósito
- 3 borrachas brancas
- 4 cadernos brochurão de 80 folhas
- 2 canetas esferográficas azuis
- 1 caixa de canetinha hidrográfica com 12 cores
Ensino Fundamental Anos Finais
- 2 apontadores com depósito
- 3 borrachas brancas
- 4 cadernos universitários de 100 folhas
- 6 canetas esferográficas azuis
- 1 tesoura sem ponta
Com essa nova iniciativa, o Governo do Paraná reafirma seu compromisso com a educação inclusiva, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas condições, tenham acesso ao material necessário para um aprendizado efetivo e igualitário.

