Processo Seletivo para Mestrado e Doutorado na UnB
A Universidade de Brasília (UnB) deu início ao processo de seleção para os programas de mestrado e doutorado do seu Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). As inscrições estarão abertas de 6 a 20 de março, com um custo de R$ 200. Porém, candidatos que se encontram em situação financeira adversa poderão solicitar isenção da taxa entre os dias 23 e 27 de fevereiro.
Neste semestre, a UnB disponibiliza um total de 51 vagas para o doutorado, sendo 19 destinadas a iniciativas de ações afirmativas voltadas a grupos como negros, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans. O curso de mestrado oferece 47 vagas, com 18 dessas vagas também alinhadas às políticas de inclusão.
Linhas de Pesquisa e Inscrição
O PPGE abriga seis linhas de pesquisa que os candidatos podem escolher ao se inscrever: 1) Políticas Públicas e Gestão de Educação, 2) Educação e Diversidade na Infância, Juventude e Vida Adulta, 3) Pedagogia, Formação Docente, Currículo e Avaliação, 4) Educação Matemática, 5) Educação, Tecnologias e Comunicação, e 6) Educação Ambiental, do Campo, Indígena, Quilombola e das Relações Étnico-Raciais. É importante que os candidatos optem por apenas uma linha de pesquisa durante a inscrição.
Além disso, existe a possibilidade de bolsas de estudo, e os candidatos deverão indicar um orientador relacionado a sua linha de pesquisa no momento da inscrição. O edital também sugere que os candidatos mencionem o nome do orientador que desejam para suas pesquisas.
Documentação e Seleção
Para efetuar a inscrição, é necessário apresentar alguns documentos, entre eles um pré-projeto de pesquisa, o currículo na plataforma Lattes, uma autodeclaração de capacidade de leitura e compreensão em inglês ou espanhol e o pagamento da taxa de R$ 200. Para os candidatos ao mestrado, é imprescindível incluir o diploma de graduação, enquanto que para o doutorado, é necessário apresentar o diploma de mestrado e um memorial autobiográfico.
A seleção para o mestrado incluirá uma prova escrita marcada para o dia 7 de abril, às 14h, além de uma prova oral. No caso do doutorado, o processo de seleção será baseado na análise do pré-projeto e na realização da prova oral, que está agendada para o dia 24 de abril.
Mais informações e detalhes sobre a documentação necessária podem ser consultados nos editais de seleção disponíveis nos links pertinentes. Os interessados devem ficar atentos aos prazos e preparar-se adequadamente para o processo seletivo, uma oportunidade importante para alavancar suas carreiras acadêmicas na área de educação.

