Certificação Reforça Papel do Hospital na Formação de Profissionais de Saúde
O Hospital das Clínicas de Bauru recebeu a certificação como hospital de ensino, um reconhecimento oficial que ocorreu na quarta-feira, dia 28, no Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte. O evento foi marcado pela assinatura do certificado pelo secretário de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.
Esta certificação é um marco importante, pois além do HC de Bauru, outros hospitais como o Hospital Sofia Feldman, o Complexo Hospitalar Mater Dei (MG), o Hospital Universitário de Vassouras (RJ), o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (RJ) e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Passos (MG) também foram contemplados. Este é um dos primeiros conjuntos de reconhecimentos concedidos desde 2021 pelo Ministério.
O selo de certificação destaca esses hospitais como espaços estratégicos onde a assistência, o ensino, a gestão e a pesquisa trabalham de forma integrada. Isso é vital para a formação de profissionais alinhados com as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Requisitos para a Certificação de Hospital de Ensino
Para obter essa certificação, as instituições precisam atender a alguns critérios, entre os quais se destacam a existência de um programa de residência médica e a associação com uma faculdade de medicina. Essa iniciativa está integrada ao programa Agora Tem Especialistas (ATE) do Ministério da Saúde.
O Diretor Geral do HC de Bauru, Dr. Júlio César Garcia de Alencar, comentou sobre a conquista: ‘Essa vitória é fruto de um trabalho conjunto, coordenado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa, em parceria com a Faculdade de Medicina de Bauru. O comprometimento das equipes assistenciais, administrativas e de ensino reafirma a importância do hospital como uma referência regional em assistência e educação em saúde’.
Atualmente, o Brasil conta com um total de 204 hospitais reconhecidos como de ensino, distribuídos em várias regiões: 101 na Sudeste, 43 no Sul, 36 no Nordeste, 10 no Norte e 14 no Centro-Oeste. O Hospital das Clínicas atua como hospital-escola para a Faculdade de Medicina da USP de Bauru, criando uma ponte eficaz entre teoria e prática para seus alunos.
Funcionamento da Certificação Nível 1
Os seis hospitais que foram certificados receberam a Certificação Nível 1. Esta etapa reconhece a compatibilidade entre ensino e serviço, criando um ambiente propício para a prática e aprendizado. Este é um primeiro passo, pois para solicitar a Certificação Nível 2, será necessária uma avaliação presencial dos Ministérios da Saúde e da Educação, garantindo um reconhecimento pleno como hospital de ensino.
A certificação assegura que as instituições atendam a critérios rigorosos de qualidade no atendimento, possuam infraestrutura adequada e um corpo docente qualificado. O objetivo é proporcionar melhores experiências práticas aos estudantes e contribuir para um SUS mais robusto e eficiente.
Ademais, a certificação garante que estudantes e residentes tenham a oportunidade de adquirir experiência prática no SUS, aprendendo a importância do cuidado humanizado e se preparando para serem profissionais competentes, em sintonia com as necessidades da população.

