Gustavo Feliciano Assume Ministério do Turismo
Em uma cerimônia realizada na terça-feira (23), no Palácio do Planalto, em Brasília, Gustavo Feliciano foi empossado como o novo ministro do Turismo. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador da Paraíba, João Azevedo, e do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, além de outras autoridades. Durante seu discurso, Feliciano ressaltou o potencial do turismo para promover inclusão social e defendeu um esforço conjunto para garantir que todos os brasileiros tenham acesso a esse setor vital.
“O turismo deve ser do povo, por e para o povo. Deve gerar alegria, empregos e renda. Precisamos garantir que nossos belos destinos sejam acessíveis a todos, especialmente àqueles que têm menos recursos, pois felicidade e alegria não podem ser limitadas por classes sociais; elas devem ser simbolizadas pela justiça social e igualdade”, afirmou Feliciano, fazendo um agradecimento especial ao presidente Lula pela confiança depositada em seu trabalho e exaltando seu compromisso com causas sociais.
O novo ministro ainda destacou que o Brasil possui um imenso potencial turístico que pode contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico nacional. “O Brasil está pronto para se tornar uma potência ainda maior no turismo! Temos o nosso lindo Nordeste, a Amazônia única, a famosa Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro, a vibrante São Paulo, o acolhedor Sul e o Centro-Oeste repleto de belezas naturais”, enfatizou Feliciano, que também citou os atrativos turísticos da Paraíba, seu estado natal.
Além de se comprometer a enfrentar os desafios à frente, Feliciano agradeceu à sua família pelo apoio. “Tenham a certeza, senhor presidente, senhores ministros e colegas de governo, que farei o meu melhor. Quero contribuir para encontrar harmonia e soluções que ajudem o Brasil a superar seus enormes problemas”, afirmou o ministro, elogiando o trabalho de seu antecessor, Celso Sabino, e reconhecendo a colaboração do governador João Azevedo e do deputado Hugo Motta.
Hugo Motta, presidente da Câmara, parabenizou Feliciano e previu avanços significativos na gestão do novo ministro. “Quem é da Paraíba sabe acolher, cuidar e receber. Estou certo de que Gustavo contará não apenas com o apoio do presidente Lula e do setor turístico, mas também do Parlamento, para que o Brasil se torne um destino turístico procurado por todos”, declarou.
A cerimônia contou ainda com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e de representantes do setor de turismo, como Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), e Márcio Santiago, presidente do Brasil CV&B (Convention & Visitors Bureau), além de vários parlamentares.
O Cenário do Turismo Nacional
A posse de Gustavo Feliciano ocorre em um contexto de crescimento significativo no turismo brasileiro. Entre janeiro e dezembro de 2025, o Brasil registrou um recorde de mais de 9 milhões de visitantes internacionais, que geraram despesas sem precedentes de US$ 7,1 bilhões. No mercado interno, em outubro, 9 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos, o melhor resultado desde 2000, destacando avanços contínuos no setor.
Sobre Gustavo Feliciano
Gustavo Feliciano é formado em Direito e atuou como secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba entre 2019 e 2021. Durante seu mandato, promoveu diversas ações integradas para o desenvolvimento do setor turístico. Natural de Campina Grande (PB), Feliciano também foi presidente do Conselho da Empresa Paraíbana de Turismo (PBTur) e atuou no Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR).

