Capacitação em Primeiros Socorros
Mais de mil educadores da rede municipal de Lucas do Rio Verde passaram por um treinamento intensivo em primeiros socorros, realizado nos dias 28 e 29 de janeiro, no Auditório dos Pioneiros. A ação, promovida pela 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, foi parte da programação organizada pela Secretaria de Educação, seguindo a Lei Federal nº 13.722/2018, popularmente conhecida como Lei Lucas.
O curso abordou técnicas essenciais e manobras que são frequentemente necessárias em situações de emergência, especialmente aquelas que envolvem crianças de 0 a 12 anos. Entre os procedimentos ensinados, destacam-se as manobras de desengasgo, a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e as orientações para atuar em casos de convulsão e quedas.
Embora o foco tenha sido voltado para o público infantojuvenil, os educadores também receberam orientações sobre como prestar primeiros socorros em adultos. O soldado Daived, da 13ª CIBM, ressaltou a importância do atendimento inicial antes da chegada de socorros especializados, afirmando: ‘No salvamento, costumamos dizer que cada minuto importa. Portanto, ter alguém treinado nas escolas para prestar um atendimento imediato aumenta significativamente as chances de sobrevivência em casos de engasgo ou parada cardíaca, por exemplo’.
A legislação estabelece que cada unidade escolar deve ter um kit de primeiros socorros. De acordo com a 13ª CIBM, esse kit deve incluir materiais como talas, oxímetro, termômetro, aparelho de pressão, ataduras, compressas, gazes, soro fisiológico, álcool 70%, água oxigenada, luvas de procedimento pré-hospitalar e máscaras descartáveis.
Em situações de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193 ou pelo número (65) 9 8164-0382. A professora Ivone de Quadros, da Creche Irmãs Carmelitas, destacou a relevância da capacitação para seu cotidiano: ‘É muito interessante participar de formações como essa, pois trabalhamos com crianças pequenas, e situações assim podem acontecer. Assim, sabemos como devemos agir’.
Mais do que uma exigência legal, essa capacitação reflete o compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os estudantes e servidores da rede municipal. Ao promover essa formação em parceria com a 13ª CIBM, a Secretaria de Educação evidencia sua responsabilidade em tornar as escolas ambientes mais seguros e acolhedores, preparados para enfrentar qualquer situação de emergência.

