Webinário Nacional sobre Inclusão na Educação Indígena
No dia 8 de dezembro, o Ministério da Educação (MEC) promoveu o Webinário Nacional sobre Inclusão na Educação Escolar Indígena. O evento reuniu gestores, educadores, líderes indígenas, intérpretes e especialistas de diversas regiões do Brasil, com o intuito de discutir os desafios e avanços em prol de uma educação verdadeiramente inclusiva para estudantes indígenas surdos e com deficiência. Este encontro faz parte das iniciativas da Política Nacional de Educação Escolar Indígena nos Territórios Etnoeducacionais (PNEEI-TEE).
Transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, o webinário teve como objetivo principal apresentar as diretrizes nacionais que pautam o atendimento educacional especializado (AEE), a formação de professores, a criação de materiais didáticos específicos e o mapeamento, além da revitalização das Línguas Indígenas de Sinais (LIS).
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Fonte: rjnoar.com.br
A abertura do evento foi marcada pela fala da diretora de Políticas de Educação Escolar Indígena do MEC, Rosilene Tuxá, que enfatizou a importância das escolas indígenas como colaboradoras na elaboração de políticas inclusivas. “As escolas indígenas têm sido grandes parceiras na implementação de políticas voltadas para a educação especial. Precisamos abordar os direitos educacionais, linguísticos e culturais desses estudantes”, disse Tuxá.
Educação Bilíngue e Futuras Iniciativas
A diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do MEC, Patrícia Rezende, também marcou presença, ressaltando que a criação de uma futura universidade indígena poderá ampliar a formação e a valorização das línguas de sinais nas comunidades. “Podem ser oferecidas classes bilíngues para indígenas surdos, além de outras ações que atendam à pluralidade dos estudantes”, sugeriu Rezende.
Durante o webinário, várias iniciativas do MEC para fortalecer a inclusão na educação escolar indígena foram apresentadas. Um dos destaques foi o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e suas vertentes, que destinam recursos diretamente às instituições de ensino. Entre as ações estão o PDDE SRM (Salas de Recursos Multifuncionais), que se concentra na aquisição de equipamentos e materiais adequados para o atendimento educacional especializado, e o PDDE Água e Campo, que visa melhorar o acesso à água potável e a infraestrutura de escolas localizadas em áreas rurais e indígenas.
Além disso, o PDDE Diversidades, que financia ações para promover a valorização cultural, linguística e identitária nas escolas, foi ressaltado como uma importante ferramenta para inclusão e diversidade.
Parcerias e Objetivos da Política Nacional de Educação
O evento foi resultado da colaboração entre a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), o Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI) e o Grupo de Trabalho Nacional de Línguas Indígenas de Sinais (GT LIS).
A Política Nacional de Educação Escolar Indígena nos Territórios Etnoeducacionais (PNEEI-TEE) representa uma estratégia do MEC para oferecer apoio técnico e financeiro, visando garantir a organização e a qualidade da educação escolar indígena, que deve ser multilíngue, específica, diferenciada e intercultural. Essa abordagem respeita as particularidades e a organização etnoterritorial dos povos indígenas, promovendo um ensino que valoriza a diversidade cultural e linguística do Brasil.

