Celebração e Planejamento no Encerramento do Ciclo I do Programa ALI
O Sebrae em Teixeira de Freitas finalizou, entre os dias 26 e 28 de novembro, os encontros do encerramento do Ciclo I do Programa ALI – Educação Empreendedora. O evento reuniu escolas e gestores dos municípios de Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, marcando o término de um intenso período de nove meses dedicado ao acompanhamento, estímulo à inovação e fortalecimento da cultura empreendedora nas instituições de ensino.
No município de Belmonte, o encontro foi realizado na Câmara de Vereadores, onde o trabalho desenvolvido pelas escolas ao longo do programa foi celebrado. Já os encontros de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro ocorreram no dia 27, reunindo equipes pedagógicas e representantes locais. O objetivo foi compartilhar ações, destacar os avanços e socializar as boas práticas promovidas com o apoio do Sebrae.
Leia também: V Fórum Municipal de Turismo: Novos Conselheiros Eleitos em Rio das Ostras
Fonte: agazetadorio.com.br
Leia também: Bastidores da Política na Região dos Lagos: O Que Aconteceu Nesta Sexta-feira
Fonte: rjnoar.com.br
Em Teixeira de Freitas, no último dia do evento, participaram grupos de trabalho e representantes de 14 escolas municipais, além de uma escola estadual envolvida no Programa ALI. O evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, Edinaldo Resende, da coordenadora do Núcleo Territorial de Educação (NTE), Maria Dias Assunção, e do gerente do Sebrae em Teixeira de Freitas, Alex Brito, que ressaltaram a relevância da iniciativa para o desenvolvimento educacional da região.
“É motivo de grande satisfação contribuir não apenas com o desenvolvimento dos setores produtivos, mas também com a formação para a vida. Trabalhar a educação empreendedora é despertar atitude, criatividade, visão de futuro e autonomia nos jovens, que vai muito além da abertura de um CNPJ”, afirmou o gerente, destacando o impacto do programa na formação dos alunos.
Os encontros também proporcionaram a oportunidade de planejar ações para 2026, com o intuito de expandir o impacto do programa e reforçar ainda mais a conexão entre a educação, o empreendedorismo e a inovação. Durante esse ciclo, o Programa Educação que Transforma atuou na região, apoiando projetos, estimulando metodologias inovadoras e conectando educadores a novas oportunidades de desenvolvimento.
Acompanhando os encontros, o gerente Alex Brito ainda fez questão de reconhecer a importância de pessoas-chave para o sucesso do programa. “Agradecemos ao nosso Agente Local de Inovação para a Educação, Ricardo Marinho, ao consultor Neilton Soares e à gestora do programa Educação Empreendedora da UR 09, Renata Carvalho, pelo comprometimento e pelos resultados que impactaram diretamente estudantes, professores e toda a rede de ensino. Reforçamos nosso compromisso com a transformação social através da educação”, concluiu.

