Ministro Acompanha Provas do Enem em Brasília
No último domingo, o ministro da Educação, Camilo Santana, esteve presente na Universidade de Brasília (UnB) para acompanhar a entrada dos alunos que participaram do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Ele enfatizou a importância do momento, desejando boa sorte aos candidatos que enfrentariam as provas de matemática, física, química e biologia. “Eu vim aqui hoje pela manhã, assim que os portões abriram, para dar boa sorte aos nossos alunos que vão fazer a segunda prova do Enem”, afirmou.
Os portões de mais de 11,7 mil locais de aplicação do exame em mais de 1,8 mil municípios fecharam pontualmente às 13h30, no horário de Brasília. Neste domingo, os candidatos enfrentaram 90 questões, com 45 delas relacionadas às ciências da natureza, que abrangem biologia, química e física, e as outras 45 voltadas para matemática.
Determinando o Tempo das Provas
Os participantes dispunham de cinco horas para a realização das provas. A saída foi permitida a partir das 15h30, embora sem o caderno de questões. Aqueles que desejassem levar o caderno podem sair do local de prova a partir das 18h, 30 minutos antes do término da aplicação regular, que está previsto para as 18h30.
Leia também: Transporte Gratuito para o ENEM 2025: Bahia se Prepara para Acolher Candidatos
Fonte: daquibahia.com.br
Leia também: Inscrições Abertas para Cursos Online Gratuitos do Instituto KondZilla
Fonte: soudesaoluis.com.br
Os candidatos que solicitaram tempo adicional, e tiveram o pedido aceito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), receberam um acréscimo de 60 minutos. Para os que requisitaram a videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tiveram o pedido aprovado, o extra foi de 120 minutos.
Resultados do Primeiro Dia e Reaplicação do Exame
No domingo anterior (9), o Ministério da Educação (MEC) e o Inep informaram que a taxa de abstenção no primeiro dia de provas foi de 27%. Neste dia, os candidatos enfrentaram 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da produção de uma redação dissertativa-argumentativa. Assim, dos mais de 4,8 milhões de inscritos, somente 3,5 milhões compareceram às provas.
Leia também: Sabiaguaba Promove Pedal da Gentileza e III Festival Afrocearensidades em Novembro
Fonte: amapainforma.com.br
Os alunos que não puderam realizar um ou ambos os dias de prova devido a problemas logísticos, desastres naturais ou doenças infectocontagiosas têm a opção de solicitar a reaplicação do Enem. Essa solicitação deve ser feita entre esta segunda-feira (17) até 12h da próxima sexta-feira (21), sempre no horário de Brasília, através da Página do Participante no site do Inep, utilizando login da plataforma Gov.br.
Cada pedido de reaplicação será analisado de forma individual pela equipe do Inep. Para aqueles cujos pedidos forem aceitos, a reaplicação das provas ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro.

