A Resposta da PGR às Ameaças de Trump
A recente ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, em decorrência do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), gerou repercussões significativas. Essa situação não apenas refletiu nas pesquisas eleitorais, melhorando a imagem do presidente Lula (PT), mas também levou a Procuradoria-Geral da República (PGR) a solicitar a condenação de Bolsonaro e mais sete pessoas por tentativa de golpe de Estado.
Quem Está Envolvido na Condenação?
No final da noite da última segunda-feira (14), a PGR protocolou um pedido no STF para condenar Bolsonaro, que atualmente é capitão do Exército na reserva. Junto a ele, estão na mira da acusação três generais: Braga Netto, ex-ministro da Defesa e candidato a vice-presidente de Bolsonaro; Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; e Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa, além do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha.
Ademais, o tenente-coronel do Exército, Mauro Cid, que atuou como ajudante de ordens de Bolsonaro, também aparece no pedido, mas com a condição de réu colaborador, o que poderia resultar em uma redução de um terço da pena. Dois civis, Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, e Anderson Torres, ex-ministro da Justiça, também estão sendo alvos da ação.
Um Caso Sem Precedentes na História do Brasil
Desde a Proclamação da República em 1889, o Brasil enfrentou diversas tentativas e golpes militares, mas nunca antes um ex-presidente, acompanhado por três generais e um almirante, enfrentou um pedido de condenação tão grave, que poderia culminar em penas de regime fechado por atentar contra a democracia nacional.
A Antecipação do Caso pela Imprensa
Curiosamente, uma coluna publicada no último sábado (12), apenas três dias após a ameaça de Trump, já havia antecipado que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, entregaria nos próximos dias um parecer pedindo a condenação de Bolsonaro. E foi exatamente isso que ocorreu na segunda-feira, transformando a projeção em realidade.
O Que Esperar do STF?
Com o pedido de condenação protocolado pela PGR, a mídia nacional começou a discutir os próximos passos referentes ao julgamento no STF. Segundo diversas análises, o processo envolvendo o ex-presidente e seus aliados pode acontecer entre agosto e setembro, com a expectativa de que todas as alegações sejam finalizadas até 11 de agosto, conforme indicado pelo site Metrópoles.
Projeções Desde Março
Desde 29 de março, uma coluna já havia indicado, sem qualquer sinal de dúvida, que a condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado no STF poderia ocorrer em setembro deste ano, com penas que poderiam chegar até 40 anos de prisão. A recente carta de Trump a Lula não alterou essa previsão, que permanece firme e sem mudanças.